Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:13 Pesquisa avançada

Gerando uma ilustração no Blender

Você fez algum desenho e quer partilhar? Faça-o aqui! Partilhe Wallpapers, trabalhos de Webdisgn ou até mockups!
Se quiser partilhe também tutoriais de design: do Gimp, Inkscape entre outros programas.

Gerando uma ilustração no Blender

Mensagempor ElGuerrero » Ter, 26 de Novembro 2013, 15:02

Isto não é exatamente um tutorial e sim uma dica de como gerar uma ilustração no Blender. Só vou apresentar um resumo do processo, até porque ele varia muito de um trabalho para outro, mas quem tiver dúvidas, pode perguntar.

Aqui temos esta pequena cena criada no Blender (1) e queremos convertê-la para uma ilustração. Abra alguma cena que você tenha ou faça qualquer cena simples, agora, apenas para fins de teste.



Primeiro salve seu trabalho com outro nome, para evitar modificar o original por acidente! Em seguida, vá em Scene (2), abra a aba "Post Processing" (seta vermelha) e clique a opção Edge (a), para ativá-la. Isto fará com que os objetos da cena ganhem um contorno preto:



Repare que, logo abaixo da opção Edge (3), há a barra "Threshold" (seta vermelha) e uma barrinha preta. A barrinha preta é a cor de contorno, se você quiser uma cor diferente dê dois cliques sobre ela e mude a cor. E o "Threshold"? Ele controla até onde o Blender deve contornar os objetos da cena.

Quanto mais alto você colocar o valor de Threshold, mais detalhes do objetos serão contornados. Nesse exemplo, eu coloquei o valor máximo, 255. Ponha o mouse sobre a barra e arraste o nível dela para a direita (ou segure a tecla Shift e dê dois cliques seguidos de mouse sobre a barra. Delete o valor antigo e digite o novo).



Você deve ter notado que o Blender deixou algumas partes das engrenagens sem contono, mesmo usando o valor máximo de Threshold... e, para uma ilustração, o resultado não saiu muito satisfatório. Precisamos, então, mexer em algumas configurações (clique na miniatura abaixo para ampliar). No Material eu configurei de modo a deixar os objetos em tons de cinza. Na Lâmpada, na aba Shadow, mudei a cor da sombra, de preto para um cinza-escuro.



Se você quiser que somente os objetos sejam exportados e não o fundo atrás deles, faça as seguintes configurações: Na aba "Output", marque a opção RGBA e deixe a opção PNG marcada. Na aba "Layer" desmarque a opção "Sky".(veja na miniatura abaixo)



Quando terminar, renderize sua cena, apertando a tecla F12. Se você não gostou do resultado, pressione a tecla Esc, corrija o que estiver de errado e renderize novamente. Caso esteja tudo OK, aperte a tecla F3 e salve a sua imagem. Se você seguiu tudo à risca, seu arquivo estará com fundo transparente, como no meu:



Isso conclue o trabalho no Blender. Deste ponto em diante, você pode, simplesmente, usar a ilustração como está ou editá-la em um programa gráfico, como o Inkscape, o Gimp... ou outro de sua preferência. Eu escolhi o Gimp (6). Nele, eu colorizei as engrenagens, empregando um degradê dourado em uma camada à parte (a), configurada no modo Super-exposição com opacidade de 72%. Também usei uma série de texturas para o fundo (b) e completei os contornos que faltavam nos objetos (c):



Por fim, cortei parte da imagem e dei por encerrado o trabalho. Aqui está a imagem final:




Atenção: Essa técnica de contornar os objetos no Blender eu aprendi no tutorial Renderizar com bordas. Embora o tutorial seja antigo e os comandos tenham mudado, aconselho a ler para saberem mais sobre o recurso.
______________________________
"A árvore não cai com o primeiro golpe, mas só depois de muitas machadadas e um grande trabalho." - Prof. Alberto Montalvão
Avatar do usuário
ElGuerrero
 
Mensagens: 39
Registrado em: 02 Junho, 2013

Re: Gerando uma ilustração no Blender

Mensagempor Bitetti » Ter, 26 de Novembro 2013, 16:13

Gostei do tutorial. :rox:

Mas como vc mesmo falow a técnica é meio antiga, pq n dá uma olhada no FreeStyle http://www.blendernation.com/2013/10/09/freestyle-renderer-tutorial/ os resultados são fodásticos http://vimeo.com/30932023 e eu gostaria de ver mais tutoriais focando nele (me poupa o trabalho de ficar estudando).
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Gerando uma ilustração no Blender

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Novembro 2013, 23:48

O Tutorial parece-me muito bom mesmo! Sou sincero, não o experimentei, mas é algo que um dia irei fazer no Blender e vou gravar um vídeo com certeza!

Em todo o caso, fiquei curioso com a referida técnica FreeStyle. Bitetti pode falar mais sobre as diferenças práticas? É a técnica apresentada neste vídeo abaixo!?

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Gerando uma ilustração no Blender

Mensagempor Bitetti » Qua, 27 de Novembro 2013, 19:07

Pois é Claudio, é um recurso embutido a partir do 2.5.algumacoisa (night builds), eu comecei a estudar ele com mais calma pq comecei a fazer alguns sprites pra jogos e queria dar um tom mais natural no traço. Mas ainda estou longe de compreender toda ferramenta q além de customizar o traçado ela se integra com o editor de nodes. Onde vc tem um mapeamento específico para os edges gerados pela ferramenta.
Imagem

A diferênça crucial é a naturalizade e variação no traço, que não é alcançado pelo sistema de edge antigo, q se limita a marcar as arestas profundas.
ImagemImagemImagem
Aparentemente ela tb tem opção de receber programação por Python (aparece aqui na aba de render).

Na verdade acho que essa ferramenta só esta esperando o próximo Open Movie da Blender Foundation para decolar com tudo.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Gerando uma ilustração no Blender

Mensagempor ElGuerrero » Sex, 29 de Novembro 2013, 5:04

Agradeço o retorno, entretanto há algumas observações que gostaria de fazer:

1) Meu objetivo nunca foi deixar o computador fazer todo o trabalho, pois independente de se usar este ou aquele recurso, seja antigo ou moderno, uma coisa é certa: os contornos obtidos sempre precisarão de retoques ou que o artista intervenha na obra.

Só para dar um exemplo, uma ilustração para a capa de um livro infantil e outra para a capa de um livro de suspense terão, obrigatoriamente, estilos diferentes e técnicas diferentes de acabamento. Não tem como o computador ou um programador adivinhar isso.

2) Na minha opinião, "poupar o trabalho de ficar estudando" é a pior atitude a ser tomada, seja em desenho, design ou qualquer outra profissão. Compensa mais "perder tempo" fazendo suas próprias experiências (e se sujeitando a frustrar-se uma vez ou outra por causa de alguns fracassos) do que ficar esperando que alguém escreva um tutorial perfeito...
______________________________
"A árvore não cai com o primeiro golpe, mas só depois de muitas machadadas e um grande trabalho." - Prof. Alberto Montalvão
Avatar do usuário
ElGuerrero
 
Mensagens: 39
Registrado em: 02 Junho, 2013

Re: Gerando uma ilustração no Blender

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 29 de Novembro 2013, 11:25

Olá @ElGuerrero,

Concordo plenamente! Há situações em que precisamos das coisas rápidas e há outras situações que precisamos total controlo! Por esse motivo é importante conhecer os dois mundos para que mediante as situações consigamos ser o mais produtivos possível!

Sobre poupar trabalho, não concordo para qualquer situação. Aliás, já dizia um professor meu: o melhor programador é o mais preguiçoso! E se pensarem bem, isto tem um toque de verdade enorme: quanto mais preguiçoso, mais vai procurar as coisas automatizadas e portanto está a programar! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Gerando uma ilustração no Blender

Mensagempor Bitetti » Sex, 29 de Novembro 2013, 19:38

Pelo visto minha dica de tutorial e convite p partilhar conhecimento foi além de mau interpretado desviado para outro lado. N vi onde eu falei q a tecnologia fará o trabalho todo por mim. Só n vou ficar testando e retestando até descobrir como funciona, prefiro esperar que surjam tutoriais mais avançados dele. P q eu possa simplesmente usar o conhecimento sem perder meu tempo com árduos estudos. Bom eu reverto a economia com tutoriais e contribuições em outras áreas. Se quem só suga lhe incomoda nem perca tempo, concentre-se só em fazer um trabalho legal q todos vao ficar felizes em ver.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Design

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes