Claro que tem pouca personalização e o pessoal do Linux gosta disso. Mas acho que isso é algo que inevitavelmente terá de aparecer, basta esperar mais um pouco. E para além disso, o facto de ainda ser lento para computadores mais antigos é outro fator que impeditivo. De resto, acho que é já um software muito atrativo.
Sobre o Gnome3, ninguem queria, mas sinceramente ainda bem que o fizeram! Vai impulsionar o modernismo e é isso que nós queremos. Lembro-me que eu era um fanático do Windows e veio o XP. Qual foi a minha resposta? Não dizendo pelas mesmas palavras, basicamente aquilo não tinha jeito nenhum de visual às cores. Mas a verdade é que passado alguns meses toda a gente o preferia ao quadrado do 98!
O mesmo aconteceu com o Empathy (o Chat do Ubuntu). Eu detestei o facto de eles terem posto um software daqueles cheio de bugs que nem sequer tinha funcionalidades de proxy nem de vídeo. Mas porque mudaram? Simples, o pessoal do pidgin gosta do seu mundo nerd e não queria seguir o que a comunidade do Ubuntu gostava. Então a Canonical decidiu dar oportunidade a quem realmente quer trabalhar para a comunidade. O resultado atualmente, e na minha opinião, é já um messenger bastante estável e maduro que apenas lhe falta funcionalidades de plugins! Quando isso vier teremos certamente aquelas funcionalidades giras de integração de imagens e youtubes. E novamente, foi um coisa que eu não queria ser forçado a mudar mas acabei por aceitar.
Outros aspetos aconteceram que agora não me recordo, mas a verdade é que a canonical o fez para o bem geral. Claro está que houve outros aspetos que não gostei, nomeadamente a inclusão do GDM2 que acabou por nunca vingar; o Gimp que infelizmente tenho de o instalar sempre (mas verdade seja dita que quem não o conhece detesta-o, por isso para quÊ tê-lo?), a falta de VLC, a falta de um reprodutor mais consensual, a pouca personalização que traz por padrão o GRUB2, etc etc etc.
Mas tudo isto é algo que a Canonical se preocupa. Se o Mark está a fazer errado? Bem eu diria que não! Para quem não conhece o Linux ele está a fazer algo extraordinário em tudo o que decidiu! Se nós preferimos outra coisa que não o que ele decide? Bem se calhar isso é porque nós deixamos de ser utilizadores básicos e começamos a entrar no campo da "nerdisse"

E pronto, esta é a minha opinião sobre todas as decisões que eu próprio de inicio raramente aceito