Claro que tem pouca personalização e o pessoal do Linux gosta disso. Mas acho que isso é algo que inevitavelmente terá de aparecer, basta esperar mais um pouco. E para além disso, o facto de ainda ser lento para computadores mais antigos é outro fator que impeditivo. De resto, acho que é já um software muito atrativo.
Sobre o Gnome3, ninguem queria, mas sinceramente ainda bem que o fizeram! Vai impulsionar o modernismo e é isso que nós queremos. Lembro-me que eu era um fanático do Windows e veio o XP. Qual foi a minha resposta? Não dizendo pelas mesmas palavras, basicamente aquilo não tinha jeito nenhum de visual às cores. Mas a verdade é que passado alguns meses toda a gente o preferia ao quadrado do 98!
O mesmo aconteceu com o Empathy (o Chat do Ubuntu). Eu detestei o facto de eles terem posto um software daqueles cheio de bugs que nem sequer tinha funcionalidades de proxy nem de vídeo. Mas porque mudaram? Simples, o pessoal do pidgin gosta do seu mundo nerd e não queria seguir o que a comunidade do Ubuntu gostava. Então a Canonical decidiu dar oportunidade a quem realmente quer trabalhar para a comunidade. O resultado atualmente, e na minha opinião, é já um messenger bastante estável e maduro que apenas lhe falta funcionalidades de plugins! Quando isso vier teremos certamente aquelas funcionalidades giras de integração de imagens e youtubes. E novamente, foi um coisa que eu não queria ser forçado a mudar mas acabei por aceitar.
Outros aspetos aconteceram que agora não me recordo, mas a verdade é que a canonical o fez para o bem geral. Claro está que houve outros aspetos que não gostei, nomeadamente a inclusão do GDM2 que acabou por nunca vingar; o Gimp que infelizmente tenho de o instalar sempre (mas verdade seja dita que quem não o conhece detesta-o, por isso para quÊ tê-lo?), a falta de VLC, a falta de um reprodutor mais consensual, a pouca personalização que traz por padrão o GRUB2, etc etc etc.
Mas tudo isto é algo que a Canonical se preocupa. Se o Mark está a fazer errado? Bem eu diria que não! Para quem não conhece o Linux ele está a fazer algo extraordinário em tudo o que decidiu! Se nós preferimos outra coisa que não o que ele decide? Bem se calhar isso é porque nós deixamos de ser utilizadores básicos e começamos a entrar no campo da "nerdisse"
e isso faz com que sejamos esquisitos na escolha de determinados softwares. Mas esta esquisitice nossa, não significa que seja errada, mas pode ser má para os novos utilizadores. Uma boa prova disso é o facto de um Linux nunca ter vingado como começa agora a vingar com o Ubuntu: pois quem o utilizava fazia-o à sua imagem, ou seja, algo nerd. É como ter uma aplicação cheia de funcionalidades: normalmente os novatos não gostam disso, pois assusta; no entanto para nós, falo por mim, isso é ótimo para deixarmos o software com a nossa cara, ali perfeitinho!E pronto, esta é a minha opinião sobre todas as decisões que eu próprio de inicio raramente aceito

senão pensam que isto é uma discoteca