Bem-vindo: Qua, 7 de Maio 2025, 4:39 Pesquisa avançada

(RESOLVIDO) Não consigo remover kernel antigo Ubuntu 11.10

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: (RESOLVIDO) Não consigo remover kernel antigo Ubuntu 11.

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 19:39

:obrigado: pela partilha, não sabia que havia assim tantos problemas com as placas Atheros

Eu também tenho uma Atheros, mas não tenho esses problemas, a minha é esta:
Código: Selecionar todos
04:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x / AR542x Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

O único problema que tenho, surgiu com o Ubuntu 11.04, que é não conseguir desligar o wireless, ou seja, mesmo que não queira estar ligado à net, a placa fica a consumir energia.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Novembro 2011, 19:42

Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 7:39 pm escreveu::obrigado: pela partilha, não sabia que havia assim tantos problemas com as placas Atheros

04:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x / AR542x Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)

O único problema que tenho, surgiu com o Ubuntu 11.04, que é não conseguir desligar o wireless, ou seja, mesmo que não queira estar ligado à net, a placa fica a consumir energia.

Tiveste sorte! Essa marca é das piores que pode haver relativamente a controladores Wireless para Linux
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 19:49

Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 7:39 pm escreveu::obrigado: pela partilha, não sabia que havia assim tantos problemas com as placas Atheros

Luís leste o quarto link? http://linux-software-news-tutorials.blogspot.com/2011/11/problem-with-atheros-wifi-cards-on.html.
Parece que talvez fosse esse o teu problema no 11.04.

Tiveste sorte! Essa marca é das piores que pode haver relativamente a controladores Wireless para Linux

Bem Cláudio, no meu caso, só comecei a ter problemas com o 11.10. E sempre com a placa Atheros, ou seja, no 10.10 e no 11.04 não tive problemas nenhuns. E como já escreveste (e eu sei que é verdade) aqui no forum (algures), o controlador Atheros é um dos mais "maduros" e estáveis que existe para Linux.

Não sei o que se passou nesta versão 11.10, penso que eles cometeram alguns erros no kernel. Tanto que num dos links que eu deixei atrás faço referência a isso mesmo.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Novembro 2011, 19:57

Nos Ubuntus anteriores ao 9, e acho que inclusive, era do pior! Tive de recomendar a muita gente utilizar o ndiswrapper, uma espécie de wine para placas wireless, para utilizarem os drivers do vista!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 20:01

Claudio Novais » Sex Nov 25, 2011 7:57 pm escreveu:Nos Ubuntus anteriores ao 9, e acho que inclusive, era do pior! Tive de recomendar a muita gente utilizar o ndiswrapper, uma espécie de wine para placas wireless, para utilizarem os drivers do vista!

Pois, eu comecei em 2006 por utilizar o 7.04 e o 7.10, a partir daí só voltei no 10.10, por isso certamente terás mais informação que eu sobre isso.

De qualquer maneira, com o novo kernel, tanto o 3.1.1, como o 3.1.2 é como do dia para a noite.

Eu já tinha os workarounds a funcionar com o 3.0.0-13 e a instabilidade continuava e agora com estes dois últimos kernels isso já não acontece.

Sem dúvida, um problema no kernel, mas, parece já estar resolvido.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 20:40

Miguel72 » 25 Nov 2011, 19:49 escreveu:
Luís leste o quarto link? http://linux-software-news-tutorials.blogspot.com/2011/11/problem-with-atheros-wifi-cards-on.html.
Parece que talvez fosse esse o teu problema no 11.04.

Bem Cláudio, no meu caso, só comecei a ter problemas com o 11.10. E sempre com a placa Atheros, ou seja, no 10.10 e no 11.04 não tive problemas nenhuns. E como já escreveste (e eu sei que é verdade) aqui no forum (algures), o controlador Atheros é um dos mais "maduros" e estáveis que existe para Linux.

Não sei o que se passou nesta versão 11.10, penso que eles cometeram alguns erros no kernel. Tanto que num dos links que eu deixei atrás faço referência a isso mesmo.

Cumps.

Bem eu ainda continuo com o problema de me ignorar o botão de Ligar/Desligar o Wireless, mesmo no 11.10, mas no Ubuntu 10.10 isso não acontecia (está bem que a luz ficava ora acesa, ora desligada, dependia se tinha a luz acesa na altura em que clicava no botão, mas desligava o Wireless).

O que é referido no artigo é que o Wireless tendia a ficar lento porque o Kernel dava a indicação para a placa passar ao modo de poupança de energia, tal como cito aqui do site:
Problem with Atheros wifi cards on Ubuntu 11.10 Oneiric, here's how to fix it escreveu:with Ubuntu 11.10 Oneiric things are worse because of the new Linux kernel 3.0.x which sends the Atheros Wifi card always power saving mode doing what our connection becomes unstable and very slow.

Mas este não é o caso, pois não tenho este problema!

O problema é apenas a placa ignorar o sinal para desligar por meio de botão, apenas isso. É que por defeito, sempre que ligo o PC, o Wireless vem ligado, não há volta a dar a isto, é assim em Windows e assim em Linux, já tentei pela BIOS, mas nada feito!

P.S.: Eu tenho o ath5k em blacklist, que era uma solução que vi na net para aqueles que estavam a usar Ubuntu 9.04 ou anterior!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 20:59

Podes-me dizer qual é a marca e o modelo do teu desktop?

Enquanto andava à procura de solução para o meu problema, encontrei alguns sites a fazerem referência a isso e guardei-os numa pasta à parte. Lembro-me de ver alguns "solved".

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 21:33

Miguel72 » 25 Nov 2011, 20:59 escreveu:Podes-me dizer qual é a marca e o modelo do teu desktop?

Enquanto andava à procura de solução para o meu problema, encontrei alguns sites a fazerem referência a isso e guardei-os numa pasta à parte. Lembro-me de ver alguns "solved".

Cumps.

É um portátil, é um emachines E520 versão com 2GB de RAM (digo isto porque é disponibilizado com 1GB e Windows XP ou com 2GB e Windows Vista [ironicamente esta versão não suporta Windows pré-Vista, com muita pena minha]).
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 26 de Novembro 2011, 4:08

Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 9:33 pm escreveu:
Miguel72 » 25 Nov 2011, 20:59 escreveu:Podes-me dizer qual é a marca e o modelo do teu desktop?

Cumps.

É um portátil, é um emachines E520 versão com 2GB de RAM (digo isto porque é disponibilizado com 1GB e Windows XP ou com 2GB e Windows Vista [ironicamente esta versão não suporta Windows pré-Vista, com muita pena minha]).

Boas Luís, dei uma vista de olhos no que tinha guardado nos favoritos e encontrei muita coisa.
Os dois links que aqui vou deixar, um (ubuntugeek), encontrei essa solução em vários forums e o outro, é um solução relativamente recente que também encontrei em alguns sites. Se quiseres experimentar, depois posta aqui os resultados, caso contrário fica aqui para quem tiver o mesmo problema (e devem ser muitos, pelo que li) e quiser tentar uma das possíveis soluções.

Devo alertar, que não testei nada pessoalmente, pois não tenho um laptop!

Seguem os links:

http://www.ubuntugeek.com/how-to-get-wireless-button-working-on-fujitsu-siemens-amilo-li1718.html

http://teknikallyinsane.darkbb.com/t7-ubuntu-1010-wireless-problem-kill-switch-not-working-correctly

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 27 de Novembro 2011, 15:54

Miguel72 » 26 Nov 2011, 04:08 escreveu:
Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 9:33 pm escreveu:

Cumps.

Boas Luís, dei uma vista de olhos no que tinha guardado nos favoritos e encontrei muita coisa.
Os dois links que aqui vou deixar, um (ubuntugeek), encontrei essa solução em vários forums e o outro, é um solução relativamente recente que também encontrei em alguns sites. Se quiseres experimentar, depois posta aqui os resultados, caso contrário fica aqui para quem tiver o mesmo problema (e devem ser muitos, pelo que li) e quiser tentar uma das possíveis soluções.

Devo alertar, que não testei nada pessoalmente, pois não tenho um laptop!

Seguem os links:

http://www.ubuntugeek.com/how-to-get-wireless-button-working-on-fujitsu-siemens-amilo-li1718.html

http://teknikallyinsane.darkbb.com/t7-ubuntu-1010-wireless-problem-kill-switch-not-working-correctly

Cumps.

Assim que tiver tempo irei estudar estas soluções, :obrigado: por as partilhar :OK:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Anterior

Voltar para Questões gerais