Miguel, o normal de uma remaster é adição de programas ou remoção doutros. Claro que a remoção pode significar falta de segurança, aí concordo mas creio que eles não tiraram pacotes relacionados com o core.
Ora se um remaster é uma adição de programas, então o que nós temos no nosso ubuntu (a não ser que nunca tenham instalado nenhum programa) é algo como uma remaster. Partindo do argumento que uma remaster não é LTS porque tem programas a mais ou a menos, então os nossos Ubuntu's também não são pois tiveram programas que foram removidos e outros instalados.
Percebeu agora o meu argumento?
Pronto, aparte disso, e falando em concreto sobre o UGNR, eu não o conheço pois nunca o experimentei. No entanto, o facto de eles adicionarem repositórios é apenas para ter um suporte acima do suporte dado pela Canonical que é conhecida por ser uma espécie de Microsoft a puxar pelo Unity, desprezando outros DEs. Mas isto de adicionar PPAs significa maior qualidade. Caso não se utilize esses PPAs, utilizamos o suporte LTS do Gnome proporcionado pelo PPA oficial do UBuntu 12.04.