Esse procedimento basicamente desinstala esta lista abaixo. Bem, como podem ver tem cores, porquê? são o nível de importância que dou às coisas: primeiro o que está a ver é do UNity exclusivamente portanto não há qualquer problema em desinstalar. O que está a negro, não tenho opinião, no entanto também não há problema algum. O que está a vermelho é uma coisa que gosto muito mas que também não é necessário, de forma alguma, pelo gnome-shell. Ah é o Global Menu algo que gosto muito.
Por fim, o que está a laranja, preocupa-me um pouco. Este é um meta-pacote que não tem rigorosamente nada! Ele é apenas um pacote que faz com que um grupo de pacotes seja instalado. Este é, digamos assim, o Ubuntu! tudo o resto é uma distro normal baseada em Debian. Com este pacote, os programadores do Ubuntu têm a possibilidade de um momento para o outro fazer uma atualização para incluir uma nova aplicação. Suponhamos que o pessoal da Canonical queria incluir agora o Chromium nos vossos Ubuntus. Como fazia? atualizava este pacote, incluindo mais uma dependência que era o Chromium.
Em suma, sem este pacote, caso um dia o pessoal da Canonical queira incluir um programa nós não seremos avisados (ou melhor o gestor de atualizações não será avisado) para o instalar. Isto é grave? Na minha opinião não! Até porque não me recordo da Canonical ter alguma vez feito algo assim, mas que perdemos essa funcionalidade isso perdemos.
Havia volta a dar a este problema? Não! É recomendável fazer este procedimento? sinceramente não vejo qualquer inconveniente. Se você não quer o Ubuntu, faça este procedimento!

Por simulação não vi problema nenhum. Na prática o Ron experimentou e não teve problemas!

Remv activity-log-manager-common [0.9.4-0ubuntu3]
Remv appmenu-gtk [0.3.92-0ubuntu1]
Remv appmenu-gtk3 [0.3.92-0ubuntu1]
Remv appmenu-qt [0.2.6-0ubuntu1]
Remv indicator-status-provider-mc5 [0.6.0-0ubuntu1]
Remv indicator-messages [0.6.0-0ubuntu1]
Remv ubuntu-desktop [1.267]
Remv unity-2d [5.12.0-0ubuntu1.1]
Remv unity-2d-spread [5.12.0-0ubuntu1.1]
Remv unity-2d-shell [5.12.0-0ubuntu1.1]
Remv unity-2d-panel [5.12.0-0ubuntu1.1]
Remv libunity-2d-private0 [5.12.0-0ubuntu1.1]
Remv unity [5.14.0-0ubuntu1]
Remv libunity-core-5.0-5 [5.14.0-0ubuntu1]
Remv lightdm [1.2.1-0ubuntu1.1]
Remv overlay-scrollbar [0.2.16-0ubuntu1]
Remv unity-2d-common [5.12.0-0ubuntu1.1]
Remv unity-asset-pool [0.8.23-0ubuntu1]
Remv unity-lens-applications [5.12.0-0ubuntu1]
Remv unity-common [5.14.0-0ubuntu1]
Remv unity-greeter [0.2.8-0ubuntu1.2]
Remv unity-scope-musicstores [5.12.0-0ubuntu2]
Remv unity-lens-music [5.12.0-0ubuntu2]
Remv unity-scope-video-remote [0.3.5-0ubuntu2.1]
Remv unity-lens-video [0.3.5-0ubuntu1.3]
Remv unity-services [5.14.0-0ubuntu1]
Só para finalizar: não se esqueça de antes instalar o Gnome-Shell, ou outro qualquer ambiente!!!