Robô aprende a reconhecer a si próprio no espelho
Um robô chamado Nico poderá em breve passar por um teste histórico - reconhecer a si próprio em um espelho.Essa autoconsciência representaria um passo em direção ao objetivo final de construir robôs pensantes. O objetivo é que Nico use um espelho para interpretar os objetos à sua volta, e se encontre no meio deles.
"É uma tarefa de raciocínio espacial para o robô perceber se seu braço está ou não do outro lado do espelho," afirma Justin Hart, cuja tese de doutoramento está centrada na tentativa de fazer com que o robô consiga esse intento.
Teste do espelho
Até o momento, o robô já consegue reconhecer um reflexo do seu braço. Mas Hart quer ele que passe no "teste completo do espelho". O chamado teste do espelho foi originalmente idealizado em 1970, e tornou-se o teste clássico da autoconsciência.
Rumo ao objetivo
Cada vez mais os cientistas têm usado testes similares para analisar a autoconsciência em robôs, mas ninguém até agora conseguiu programar um robô para que ele reconhecesse plenamente a si mesmo a partir somente da aparência.
É o que Hart e seu orientador Brian Scassellati estão tentando fazer. "Este é um passo importante, mas não é o jogo final da inteligência artificial, é apenas um passo nesse caminho", disse ele.
Fonte: BBC
Visto aqui: Engenharia é