Seja

ao mundo Linux

Chelios (02-11-2012, 22:43) escreveu:instalei o linux ubuntu 12.04 aki,mas vi q existem varias distros(assim q chama as versoes?),ai fiquei pensando será q a distro q instalei é uma boa distro?
bom,minhas duvidas são as seguintes;existe distro melhor/mais leve/mais segura?
eu uso o pc pra jogar,navegar apenas,existe uma distro q obtenha melhor desempenho em relação a jogos?
Existem distros e versões, por isso é melhor não criar confusões de início. Por exemplo, o Ubuntu é uma distro que descende de uma distro pai que é o Debian. Como é óbvio, e daí indicar para não criar confusões, cada distro tem diversas versões. A Canonical lança o Ubuntu duas vezes por ano, nos meses de Abril e Outubro com o seguinte código:
Ano.Mês. Como refere que tem o Ubuntu 12.04, então tem o Ubuntu lançado em 2012 no mês de Abril. Esta versão, no entanto, é também especial, já que possui o dístico de LTS (Suporte por longo período de tempo), o que quer dizer que pode usá-lo durante 5 anos com a garantia de que vai ter sempre actualizações de segurança para esta versão.
Se quer segurança apertada, então deveria optar por FreeBSD
Mas não é preciso ir ao extremo da segurança
, pois todas as distros Linux são boas nesse aspecto (não tão boas como as BSD-like, pois estas são feitas para ser demasiado seguras, tanto que sofrem um pouco por isso e são um pouco mais lentos que os Linux-like, devido às etapas que tem de percorrer).
Se quer mesmo poder jogar, talvez seja melhor abdicar do Ubuntu com o seu Unity, dado que há utilizadores que se queixam do Unity ser causador de alguns travamentos e de alguns problemas gráficos (por exemplo, cores trocadas, Launcher do Unity sobrepor-se ao jogo). No entanto, dentro da família Ubuntu tem outros "sabores":
- Kubuntu (Ubuntu com KDE) - Possui efeitos 3D e pesa quase tanto como o Ubuntu, mas sem a lentidão;
- Xubuntu (Ubuntu com Xfce) - Possui efeitos 3D simples, é um dos mais leves e rápidos;
- Lubuntu (Ubuntu com LXDE) - Não possui efeitos 3D, sendo o mais leve e feito a pensar nas velhas e nas novas máquinas.
É tudo uma questão de experimentar!
Chelios (02-11-2012, 22:43) escreveu:outra coisa q estava observando foi a aparencia,pode personalizar do jeito q o usuario quer,acho bem legal,agora vi que tem tipos de ambientes graficos kde,gnome,xfce,qual seria o "melhor"/leve? se é que existe isso de "melhor/leve em relaçao a isso"
vlw galera,desculpa pelas perguntas "noobs"
Dos citados, o mais leve é o Xfce, estando o KDE no mais pesado. Em termos de personalização, como pode ver neste tópico (
Mostre o seu Desktop!) é bastante diversificado. Claro que as classes mais de topo, as
coqueluche do Linux, são: Gnome e KDE. Actualmente juntaram-se o Cinnamon e o Unity (se bem que este último, apenas possui um forte conceito, mas as suas falhas e o seu peso guloso, deixam este um pouco mais abaixo).
No entanto para máquinas menos potentes, temos:
- Xfce
- LXDE
- Mate
- Razor-Qt
- e17
- Openbox
- Fluxbox
- Blackbox
- etc¹
1. escrever tanto cansa...