Estou tendo meus primeiros contatos com o Linux e já comecei com o Ubuntu 11.04.
Acontece que estou tendo algumas dificuldades com a configuração dele.
Em minha empresa utiliza o Windows 2003 Server como computador principal e mais 6 pc's com windows XP ou 7 conectados à ele. Quase todas as operações são realizadas através do servidor.
O problema é que o windows dá muito problema. Então resolvi instalar o Ubuntu na minha máquina para testar e futuramente trocar o sistema de todos os terminais.
Por isso venho pedir por aqui informações que vocês possam me enviar para aprimorar o sistema. Configurações no linux e no 2003 server. E tudo mais que eu precise saber para lidar com essa nova plataforma.
Vou relatar abaixo alguns problemas e dúvidas que encontrei durante minhas navegações:
1º - Referente ao programa de conexão "cliente do terminal server":
- O servidor tem ip automático. Cada hora que liga o endereço muda. E não consigo acessar ele pelo nome do host, como fazia no windows, tenho que colocar o endereço ip. Só que como ele fica mudando, eu nunca sei qual ele usa. E o comando ping, que no windows me dá o ip quando coloco o nome do host, no linux simplesmente não encontra o host pelo nome.
- Protocolo: RDP ou RDPv5? Qual a diferença?
- Aba Mostrar: Para que serve a opção alternativa de tela cheia -f ? Quando ativo ela, o cliente dá erro e não conecta.
- Aba Recursos Locais: Mapear seus discos remotamente. No windows dá pra escolher qual unidade do meu pc eu quero mapear. Já aqui ele mapeia automaticamente a unidade principal, e não consigo trocar arquivos entre os dois. Quando eu preciso copiar uma imagem (por exemplo) do servidor para o meu pc, ele dá erro de permissão ao colar na unidade mapeada.
- Aba Desempenho: O que significa cada opção?
2º - Referente à navegação conectado ao servidor:
- Não consigo utilizar todos os atalhos normalmente: alt+tab, windows+e (abrir o win explorer), alt+167 = º... e outras mais. Encontrei uma opção no linux em Preferências - Atalhos do teclado. Quando retirei o atalho "alt+tab" ele passou a funcionar no servidor, mas não funciona mais no linux. Pelo que percebi o que está marcado só funciona no linux e preciso desativá-lo para usar no servidor. Tem como contornar isso sem precisar "sacrificar" uma plataforma?
3º - Lentidão:
Utilizo muito o Photoshop CS2 para desenvolvimento gráfico. Notei que ele ficou muito lento. Ao arrastar uma imagem ela está com uma latência insuportável. A imagem vai devagar e passa do ponto, ao tentar consertar, ela volta de vagar e passa denovo. Tenho que ir devagarzinho com o mouse, pra ela vir me acompanhando e parar no lugar certo.
E o problema mais ****** que constatei com o photoshop. Ao usar a ferramente de seleção "rectangular marquee tool" (que é usado para selecionar uma área específica da imagem para deletar ou mover fundos - e isso é muuuito usado). Puff! O sistema pára. Ele vai super hiper devagar, um pulinho a cada 15 segundos. Nisso o mouse, teclado, tudo pára. Não consigo nem sair da conexão com o "ctrl+alt+enter". Tenho que apertar o ESC e esperar mais de um minuto até ele ler o comando e cancelar a seleção. Aí então volta ao normal (a menos que use a ferramente novamente). Da última vez ele parou por tanto tempo que tive que logar meu usuário em outro terminal (com windows). Lá tudo funcionou normalmente, eu cancelei a seleção e voltei pro meu pc.
Galera... isso é o que mais está pegando no momento. Mas se vocês puderem postar todo tipo de ajuda. O que vocês acharem importante que eu saiba para futuros problemas, agradeceria muito mesmo se postarem.
Valew por tudo.
Uma ótima tarde e fiquem com Deus.
Lucas Muniz