Bem-vindo: Qui, 15 de Maio 2025, 22:23 Pesquisa avançada

Resolvido conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Sex, 7 de Dezembro 2012, 19:17

Boa Tarde amigo,
venho dar-vos o feedback e da minhas primeiras "aventuras"bom comecei por farmatar o computador e voltar a instalar o xubuntu mas com partiçôes devo ter obviamente feito alguma coisa errada o meu disco é de 250gigas e então criei para instalação"sistema"100 gigas a home de 140 gigas e 10 gigas para swap correi tudo mal não sei porque razão no entanto como sou por natureza uma pessoa calma e tinha um dvd com o Mint 14 instalei-o mas segui a formula basica sem repartir o disco tudo a funcionar ás mil maravilhas até agora nada ocorreu de anormal o pc está rapido flui normalmente como quando tinha o xp ou ainda mais rápido estou a gostar bastante sinto-me é um pouco inseguro por não ter um anti-virus e firewall como quando o xp,
aparece-me de vez em quando este erro: "Error mounting system-managed device /dev/fd0: Command-line `mount "/media/floppy0"' exited with non-zero exit status 32: mount: block device /dev/fd0 is write-protected, mounting read-only
mount: /dev/fd0: can't read superblock"
que até agora não consegui compreender o que seja?
se me poderem ajudar agradeço, ainda não utilizei comandos pois não estou á vontade
um forte abraço e obrigado e bom final de semana
aceitem os meus sinceros cumprimentos
Fernando Couto

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 7 de Dezembro 2012, 19:21

Esqueça as firewalls e anti-virus! 8)

Sobre esse erro, é o Ubuntu que está a querer aceder à drive de disquetes. Se você não a usa, desligue-a na BIOS. Isto está a acontecer provavelmente porque você não tem a drive de disquetes (ou não está a funcionar direito) mas a BIOS (que é o firmware do computador, simplificando) diz ao UBuntu que tem essa drive. E então ele tenta usá-la e falha. A solução é desligá-la na BIOS.

Se não quiser ir pela BIOS, pode ir por aqui:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Fernando Couto » Sex, 7 de Dezembro 2012, 19:53

Claudio Novais (07-12-2012, 18:21) escreveu:Esqueça as firewalls e anti-virus! 8)

Sobre esse erro, é o Ubuntu que está a querer aceder à drive de disquetes. Se você não a usa, desligue-a na BIOS. Isto está a acontecer provavelmente porque você não tem a drive de disquetes (ou não está a funcionar direito) mas a BIOS (que é o firmware do computador, simplificando) diz ao UBuntu que tem essa drive. E então ele tenta usá-la e falha. A solução é desligá-la na BIOS.

Se não quiser ir pela BIOS, pode ir por aqui:

Claudio,
Boas, já desabitei na bios pois não tenho disquetes,não é facil amigo esquecer após muitos anos de windows mas com calma eu chego lá no entanto eu percebo nada de comando tentei seguir o tutorial que me disponibilizou coloquei-o no terminal mas pede-me a password eu bem a coloco mas aquilo não mexe
muito obrigado pela ajuda
com calma amigo eu chego lá está cabecinha já não é o que era paciencia amigo
aceite os meus sinceros cumprimentos
Fernando
Fernando Couto

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 7 de Dezembro 2012, 20:02

Boas Fernando, quando inseres a password, os caracteres não aparecem como medida de segurança!

Quando te for pedida a password, escreve-a e pressiona ENTER.

Se te enganares a escrevê-la, ele dará erro e a oportunidade de escrevê-la outra vez.

Aconselho-te já agora a executares dois comandos muito importantes:

sudo apt-get update

e:

sudo apt-get upgrade

Basicamente, estes dois comandos, actualizam os repositórios (primeiro) e actualizam os pacotes (segundo).
Mais ou menos o mesmo que as actualizações do Windows, só que muito mais rápidas e sem ser necessário reinicializar, excepto se actualizares o kernel (núcleo do sistema operativo).

Alguma dúvida, estamos aqui!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Fernando Couto » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 11:44

Boas amigos,
tenho mais uma duvida tenho instalado o Mint 14 mate que tem suporte durante 3 anos penso eu,isto quer dizer quando sair outra versão tenho que formatar e voltar a instalar de novo o Mint? é que eu instalei o mint na forma basica sem criar a tais partições sistema e pasta home como tenho tudo numa só
com isto o que eu quero dizer é que tenho de formatar o computador de x em x tempo para reinstalar o sistema? é não tendo criado 2 partições acabo perdendo os meus dádos?
o meu hd e de 250 gigas como posso dividi-lo correctamente?
continuação de um bom fim de semana
aceitem os meus sinceros cumprimentos
Fernando
Fernando Couto

Mensagempor Fernando Couto » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 11:46

Miguel Fonseca (07-12-2012, 19:02) escreveu:Boas Fernando, quando inseres a password, os caracteres não aparecem como medida de segurança!

Quando te for pedida a password, escreve-a e pressiona ENTER.

Se te enganares a escrevê-la, ele dará erro e a oportunidade de escrevê-la outra vez.

Aconselho-te já agora a executares dois comandos muito importantes:

sudo apt-get update

e:

sudo apt-get upgrade

Basicamente, estes dois comandos, actualizam os repositórios (primeiro) e actualizam os pacotes (segundo).
Mais ou menos o mesmo que as actualizações do Windows, só que muito mais rápidas e sem ser necessário reinicializar, excepto se actualizares o kernel (núcleo do sistema operativo).

Alguma dúvida, estamos aqui!

Hasta.

Amigo Miguel muito obrigado pela a sua ajuda,sou mesmo um zero á esquerda
Fernando
Fernando Couto

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 12:04

Boas Fernando, não existem "zeros"!

Ninguém nasce ensinado! por isso, todos temos que aprender para saber!

O bom da Comunidade Linux é isto mesmo! Partilha de conhecimento!

Quanto ao Linux MInt, podes "trabalhá-lo" praticamente da mesma maneira que o Ubuntu.

Isto quer dizer que o processo de instalação, programas, linhas de comando e até os repositórios do Ubuntu ele aceita (embora tenha próprios).

Na situação que estás agora, sem a Home separada, podes fazer o Upgrade para a distribuição seguinte sem perderes nada.

Mas se fizeres uma instalação "limpa" (do zero) da nova distribuição, perdes os teus dados.

Mas, como vais ver durante a tua aprendizagem, existem programas de backup, como no Ruindows.
E são de fácil instalação.

Mas se quiseres fazer uma instalação do Ubuntu, ou do Linux Mint com particionamento, vê este link que te explica passo a passo como fazê-lo:

http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos

Lê o artigo TODO com ATENÇÃO e vais ver que não é assim tão difícil.

Entretanto, se tiveres dúvidas, coloca-as aqui e tentaremos ajudar-te.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Fernando Couto » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 12:58

Miguel Fonseca (08-12-2012, 11:04) escreveu:Boas Fernando, não existem "zeros"!

Ninguém nasce ensinado! por isso, todos temos que aprender para saber!

O bom da Comunidade Linux é isto mesmo! Partilha de conhecimento!

Quanto ao Linux MInt, podes "trabalhá-lo" praticamente da mesma maneira que o Ubuntu.

Isto quer dizer que o processo de instalação, programas, linhas de comando e até os repositórios do Ubuntu ele aceita (embora tenha próprios).

Na situação que estás agora, sem a Home separada, podes fazer o Upgrade para a distribuição seguinte sem perderes nada.

Mas se fizeres uma instalação "limpa" (do zero) da nova distribuição, perdes os teus dados.

Mas, como vais ver durante a tua aprendizagem, existem programas de backup, como no Ruindows.
E são de fácil instalação.

Mas se quiseres fazer uma instalação do Ubuntu, ou do Linux Mint com particionamento, vê este link que te explica passo a passo como fazê-lo:

http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos

Lê o artigo TODO com ATENÇÃO e vais ver que não é assim tão difícil.

Entretanto, se tiveres dúvidas, coloca-as aqui e tentaremos ajudar-te.

Hasta.

Miguel,
Boas, antes demais muito obrigado pelas sua sabias palavras e pelo o incentivo eu da primeira vez que instalei o Mint já tinha lido aqui este tutorial mas as coisas não correram bem ele bloqueava por todo o lado não sei o nome tecnico que se dá mas iniciava e depois nem conseguia mexer(ficou uma autentica carroça) com o rato o que eu fiz dessa vez foi o seguinte: para a 1ª partição(sistema)dev. 100 gigas atribuidos para a 2ª partição(Home) 140 gigas para a swap 10 gigas não sei se foi por ter feito mal a divisão do disco este pc só tem 1 giga de ram
se me poder mais uma vez dar uma ajuda é que pretendo deixar o pc direitinho,de facto é maravilhoso e eu não tinha ideia da ajuda que existe na cominidade
continuação de um bom fim de semana
aceite os meus cumprimentos
Fernando
Fernando Couto

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 13:55

Bem Fernando, alguns conselhos:

Quando estiveres a instalar o Ubuntu, um dos truques é, primeiro escolher experimentar o Ubuntu e só depois, quando já estiveres com o ambiente gráfico a correr, é que escolhes instalar (existe um ícone bem grande na área de trabalho a dizê-lo!).

Depois, durante a instalação, segue o tutorial à risca e, em princípio já não te vai "travar".

Quanto às partições, aconselho-te a deixares cerca de 40 a 50 GB para o sistema em si (partição raiz) que chega e sobra.
O resto para a Home que é a partição onde precisarás de mais espaço.

Em relação à partição de SWAP, em máquinas mais antigas e com pouca RAM, que é o teu caso (1 GB RAM), deve-se sempre utilizar cerca de o dobro da RAM do equipamento.
No teu caso, poderás definir a partição de SWAP com 2 a 3 GB, pois o SWAP só vai ajudar até certo ponto a pouca RAM que dispões.

Como tal, aconselho-te a acrescentar pelo menos mais 1 GB de RAM à tua máquina, assim já terás quantidade mais apropriada aos Sistemas Operativos de hoje em dia.
Se possível acrescenta 3 GB, pois, com 4 GB, neste momento é o ideal, até para experimentares outros SO's numa máquina virtual.

Para terminar, quer aqui no Forum, no Blog e por toda a Internet, vais encontrar muita e preciosa ajuda para este teu arranque no mundo Linux.
E experimenta, engana-te, volta a repetir até acertares! Não desistas! E vais ver, que dentro em breve, estes procedimentos serão bastante fáceis.

Hasta.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Fernando Couto » Sáb, 8 de Dezembro 2012, 15:12

Miguel
muito obrigado pela sua informação eu sei que tenho pouca ram mas é dificil encontrar peças para este pc velhote estou á espera que uma loja disponibilize pentes ram que vêm de fora de portugal no entanto vou voltar a reinstalar o Mint 14 com estas definições para o sistema 51200 mg para a pasta home 195728 para a swap 3072
mais uma vez muito obrigado pode crer que não vou desistir assim tão facilmente é que são muitos anos com o windows e torna-se complicado mas com calma eu chego lá obrigado pela vossa paciencia
um forte abraço
Fernando
Fernando Couto

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu