Bem-vindo: Sex, 9 de Maio 2025, 21:00 Pesquisa avançada

Core Apps: Ubuntu desenvolvendo seu próprio relógio, outros.

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Core Apps: Ubuntu desenvolvendo seu próprio relógio, outros.

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 13 de Março 2013, 22:27

Core Apps: Ubuntu desenvolvendo seu próprio relógio, calculadora, etc.

Em uma medida que o distanciará ainda mais dos tempos em que era uma distribuição fortemente baseada no GNOME, o projeto Ubuntu está providenciando seus próprios aplicativos essenciais do ambiente de trabalho dos dispositivos com Ubuntu: calculadora, relógio, agenda/calendário, previsão do tempo, jogos básicos, mensagens e mais.

Os aplicativos estão sendo desenvolvidos usando o SDK do Ubuntu, anunciado há alguns meses, e fazem uso de QML para renderização. Consta que os desenvolvedores dos aplicativos foram recrutados na comunidade. Neste post do desenvolvedor Michael Hall podemos ver uma lista completa, incluindo telas e alguns detalhes sobre os aplicativos. (via phoronix.com – “[Phoronix] Ubuntu Developing Its Own Calculator, Calendar, Etc”)

Fonte: Br-Linux e Phoronix

nuno_nunes

Re: Core Apps: Ubuntu desenvolvendo seu próprio relógio, out

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 13 de Março 2013, 22:56

:roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Março 2013, 23:39

Por muito que o QML e QT sejam bons, misturar bibliotecas só vai fazer o Ubuntu mais pesado. Acho que estamos a entrar completamente numa tempestade que não sei onde vai parar.

Juntar bibliotecas que fazem o mesmo só traz peso. É como ter aplicações KDE no nosso Unity ou ter aplicações Gnome num KDE. O sistema fica com demasiado "entulho" não só no disco mas também em memória quando se carrega esses programas.

Visto que a base é fortemente Gnome, aplicações como a calculadora e relógio deviam ser Gnome pois muitas das bibliotecas já está carregadas, basta abrir o Nautilus para tê-las em memória e/ou cache. Se eles querem mudar tudo para QT, que mudem rápido, ok, mas façam isso e deixem o Gnome em paz (e metade da comunidade do Ubuntu provavelmente)!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Jeferson Oliveira » Qua, 13 de Março 2013, 23:56

Tomara que não piore o "inferno das dependências" :troll:
Uma solução para isso seria criar uma biblioteca unica que lê e "interpreta" tanto arquivos em GTK quanto em QT, tomara que seja isso que a Canonical esteja planejando, se não . . . La vem bomba :troll:
Jeferson Oliveira

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Março 2013, 23:59

Sim isso era perfeito, era a padronização do Linux. Algo que por exemplo (suponho eu) o pessoal do ElementaryOS fez com os indicadores.

Em todo o caso, eu gosto muito do Gnome, mas se eles fizessem um sistema todo QT creio que o Ubuntu Desktop ficaria mais ou menos o mesmo e seria ideal para ter as mesmas aplicações no UBuntu Touch. Isso seria ótimo. Mas é preciso MUITO investimento para refazer todas as aplicações Gnome existentes!

E na minha opinião andar com misturas não é a melhor coisa. Até porque eu não gosto de ver estas aplicações touch no Desktop, acho-as feias. Parece que estou no Windows em cada programa faz a sua moldura de janela.

Não gosto. Gosto de ter um sistema conciso, homogéneo, com as aplicações todas com o mesmo estilo visual.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 14 de Março 2013, 0:00

Claudio Novais (13-03-2013, 22:39) escreveu:Por muito que o QML e QT sejam bons, misturar bibliotecas só vai fazer o Ubuntu mais pesado. Acho que estamos a entrar completamente numa tempestade que não sei onde vai parar.

Juntar bibliotecas que fazem o mesmo só traz peso. É como ter aplicações KDE no nosso Unity ou ter aplicações Gnome num KDE. O sistema fica com demasiado "entulho" não só no disco mas também em memória quando se carrega esses programas.

Visto que a base é fortemente Gnome, aplicações como a calculadora e relógio deviam ser Gnome pois muitas das bibliotecas já está carregadas, basta abrir o Nautilus para tê-las em memória e/ou cache. Se eles querem mudar tudo para QT, que mudem rápido, ok, mas façam isso e deixem o Gnome em paz (e metade da comunidade do Ubuntu provavelmente)!

Pois, ao estarem a fazer isso, o mais provável é que as aplicações Gtk-based sejam erradicadas do Ubuntu com Unity! Então, uma vez que não vão usar o KDE, têm de fazer eles próprios as aplicações Qt/QML!

E agora surge a questão: O Unity Next vai ser baseado no Razor-qt? 8| o.0
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Qui, 14 de Março 2013, 0:17

:o :lol: :medo:

Como diria um velho amigo.

Todo sistema de grande porte passa por pelo menos 3 fases:

1 - Cria-se o sistema, do modo que puder ser feito.
2 - Criam-se melhorias no sistema, visando facilitar o seu uso.
3 - Atrai-se novos usuários, na maioria das vezes com melhorias cosméticas.
4 - Com um grupo grande de novos usuários, volta-se a desenvolver novidades para o sistema.
5 - Volta-se ao passo 2

Atualmente estamos no passo 3 e não é pela primeira vez !! Cada vez que o ciclo se completa atrai-se um tipo diferente de usuários. E o que se faz agora é atrair o pessoal que sempre usou o "outro" sistema.

A Canonical esta estagnada na fase 3, sendo que já passou pela fase 1, duas vezes e se preparando para uma próxima, este comentário foi feito em 2005 por um camarada chamado Alexandre Gurgel
Xterminator

Voltar para Notícias