Zeitgeist, o utilizador estará seguro com ele?
- Se lhe disser que o Zeitgeist pode comprometer a sua privacidade, certamente pensará que serei um doido, lunático. Pois bem, recomendo-lhe a leitura de todo este testemunho e quando terminar, volte a ler este parágrafo e partilhe a sua opinião.
Como referira antes, o Zeitgeist é uma excelente aplicação que age como um spyware em prole do benefício do utilizador, isto é, estudando cada passo do utilizador armazenando-o numa base de dados, permitindo-lhe (a si, utilizador) o acesso rápido aos seus ficheiros recentemente acedidos/modificados, aos últimos programas usados, etc...
Existem aplicações capazes de lidar com esta ferramenta, como o Unity, Synapse, Gnome-shell, Avant Window Navigator, Cairo Dock, Docky, Gnome Do, etc... Em qualquer uma delas, vemos só regalias, chegando a um ponto em que basta apenas pressionar uma letra e é-nos apresentada a aplicação ou o ficheiro que realmente queremos abrir. Até aqui tudo bem, até pode ver aqui um tópico (apresentado por Edson Santos) que relata bem estes benefícios e mostra o Diário de Atividades que apresenta as nossas atividades diárias.
Mas será apenas benéfico? Já reparou bem na quantidade de informação que o Zeitgeist tem em seu poder? E se lhe dissesse que não é apenas aplicações e ficheiros que ele guarda? E pior, que a ferramenta para gerir o Zeitgeist que não limpa totalmente o histórico, mas apenas parte dele, apenas a parte que vemos quando usamos Unity, Synapse, Gnome-shell, etc?
Com o Cairo Dock e o plugin denominado por Recent-Events, descobri que a ferramenta apenas "elimina" o que as aplicações externas vêem, mas na realidade, toda essa informação permanece. A única maneira que encontrei para impedir esse registo, é mesmo desinstalando o Zeitgeist, porque com as ferramentas disponíveis, só o Cairo Dock é que faz o seu trabalho corretamente no que toca a limpar todo o histórico!
Mas afinal, em que medida pode comprometer a sua privacidade?
Zeitgeist, pelo menos a 100 primeiras ações, valor de origem.
Ora, por definição, este tipo de aplicação deixa de ser meramente uma aplicação que age como um spyware... Ele é um spyware, e um daqueles bem eficazes. É preciso admitir e admirar o empenho colocado nesta ferramenta, pois ela cumpre com o que lhe era pedido, talvez até demais...
Se o Unity + Amazon deita as mãos à base de dados do Zeitgeist, é fácil ver agora a quantidade de informação que vai pingar para terceiros. Por um lado é bom, porque todos os produtos que lhe forem apresentados, estarão de acordo com as suas preferências, mas e o que acontece com a informação pessoal? Coisas que eram suposto estarem apenas no nosso computador, nosso fiel "servo" e por vezes "confidente"?
Já repararam na evolução dos spambots e serviços online? Será que cada um de nós, não está a contribuir com este excesso de informação que fornecemos sem o nosso conhecimento?
Claro que há quem faça vista grossa e acredita piamente que é apenas para o bem do utilizador, como podem ver neste artigo, principalmente porque um dos responsáveis diz isto:
'Coisas mais valiosas para roubar'
Enquanto eu tenho a certeza de que alguém, em algum lugar que pagaria alguns centavos para os dados sobre os arquivos que acessa mais recentemente, ou que artistas você ouve na maioria das vezes, a probabilidade de isso acontecer é muito, muito raro.
E mesmo se alguém conseguiu arrombar o seu sistema, Seif crê que haveria coisas mais valiosas para roubar do que registros de arquivo que você abriu no passado - "como as suas senhas de Pidgin que são armazenadas em texto simples".
Sim, se eu fosse um atacante, iria querer as suas senhas, mas e saber o que você faz, as suas rotinas? Isso chega a render muito mais que umas simples senhas, nos tempos que decorrem, ter acesso a essa informação, é uma autêntica mina de ouro! Além de que não é assim tão difícil de aceder a essa informação, podem ver aqui como utilizar o acesso ao Zeitgeist para obter esses logs.
Demonstração de utilização da API do Zeitgeist via Python.
Quando saiu esta notícia, a minha reação foi esta:
Luis Cardoso escreveu:A parte preocupante, é o facto do Zeitgeist ser bastante eficiente, basta ver isso quando se usa o Synapse. Se apagares o conteúdo todos os dias, no dia a seguir tens de digitar quase sempre a palavra toda para abrires o programa que queres (ou escolher na lista). Mas durante esse dia, vês que começa a apenas a destacar aquela que mais usas. Eu ainda ontem, fiquei pasmado, porque para o Google Chrome, já só me bastava pressionar 'g' e no Firefox, 'f'. Apesar de ter montes de aplicações que comecem por essas letras... No início tinha de escrever mais, mas ao fim de um dia, já lá vai com uma letra. Agora imagina estas informações caírem nas mãos erradas...
A mim, assusta-me ter um sistema que preveja todas as minhas acções, além de ser extremamente aborrecido... Mas já viram, abrirem um browser e verem publicidade com base no que fazem no vosso computador?
Eu detesto quando há pessoas que se põem a cuscar o que estou a fazer por cima do meu ombro (ainda para mais quando têm uma respiração ruidosa ), agora também vêm cuscar o que faço através do SO? Ainda para mais, sabendo que isso vai tornar todo o sistema mais lento?
Os bots na Internet estão a ficar cada vez mais inteligentes, agora imaginem com a Canonical a ajudar a alimentar esses "monstros"!
Partilhe essa mudança (ou não) de opinião, pois é bom ver as coisas por diversos prismas!