Claudio Novais » Sex Nov 25, 2011 5:22 pm escreveu:Miguel a primeira pergunta que faço é a seguinte: no Brasil (e muito menos em Portugal) quem conhece esse distrowatch? Qual é a relevância das estatísticas de pesquisas internas deles num mundo inteiro que quer é usar os seus computadores?
Em segundo lugar, não querendo dizer que eles são mentirosos, existe um conceito que qualquer blogger conhece por ser algo extremamente poderoso:
a "virabilidade" de oposto sensacionalista (inventei esta frase, mas é isto mesmo!). Ou seja, qualquer blogger procura, sem se reduzir à incompetência, criar uma matéria no seu
site que seja altamente sensacionalista e muito preferencialmente oposta à normalidade para criar discussão. Com isto, conseguirá criar um artigo viral que passará por todos os
sites e mais alguns, fora as redes sociais que são tão influenciáveis ao sensacionalismo imediato.
O que quero dizer com isto? Bem, eles criaram uma matéria em que basicamente queria dizer que o mundo inteiro já estava era a utilizar Mint e não o Ubuntu, deixando em letras pequenas que isso era com base nas suas meras estatísticas internas. Com isto conseguiram produzir uma quantidade gigante de informação direcionada a eles (pois foram os autores), originando certamente uma visibilidade incrível, o que pode ser um indicatório de retorno bastante elevado. Ou seja, perfeito para eles e um sucesso imediato na estratégia!
Agora na minha opinião e pensando bem, acham mesmo que o Mint tem mais utilizadores que o Ubuntu? atualmente pelo menos, de certeza que não. Basta ter a pequena noção que o Forum do ubuntu é dos maiores do Mundo! Até pode ter conversas do Mint, mas não é assim que o Mint consegue realmente ultrapassar o Ubuntu, até porque o Mint tem de esperar sempre que o Ubuntu seja publicado para que ele exista!
Se um dia o Mint ultrapassará o UBuntu? Talvez isso não aposto, mas aí não acredito que ainda seja um fork do Ubuntu!

Boas Cláudio, antes demais, boa tarde, espero que te encontres bem.
No artigo o qual deixei o link, não está apenas a referência ao Distrowatch (que eu conheço desde que comecei no Mundo Linux/Ubuntu a sério à 1 ano), mas também à pesquisa no Google que se calhar não reparaste.
Por outro lado, apenas apresentei esse link, no seguimento de um debate

que estava a ter com o Luís no sentido de demonstrar o descontentamento da comunidade.
Também quero afirmar, que tenho a perfeita noção que o Ubuntu é e, continuará a ser a mais utilizada distribuição open source no Planeta. Estes dados que são apresentados no link que deixei são apenas relativamente a consultas feitas pelos internautas e não valores reais de número dos utilizadores por distribuição. O sensacionalismo, infelizmente faz parte do mundo das pseudo-noticias.
Mas este e muitos outros artigos e forums (como este), têm demonstrado a insatisfação geral de grande parte da comunidade em relação ao caminho traçado pela Canonical (eu sou um deles). Pelos mais variados motivos e eue apontei aqueles que na minha opinião, me fazem discordar desse caminho.
Quanto ao Mint, Cláudio, se leste o 1º artigo e também já vi referências a essa possibilidade noutros sites, o Mint poderá estar a passar a basear-se em Debian e deixar de ser um fork do Ubuntu. Nesse caso a espera do Mint pelo Ubuntu que referes deixaria de existir. E a questão também de se dedicarem somente à LDME (rolling distro) também está a ser equacionada.
Isto tudo, juntamente com o projecto Mate, começa a deixar muitos utilizadores de água na boca.
Sou e continuarei a ser utilizador do Ubuntu! Mas isso não quer dizer que não discorde com algumas coisas, ideias, etc.
E também não quer dizer que não concorde e apoie outras.
Mas como sempre, quero deixar isso bem claro, é um prazer debater

estes e outros assuntos contigo, com o Luís ou com qualquer utilizador deste forum, mantendo o respeito mútuo pelas pessoas e as suas ideias, podendo no entanto não concordar com elas.
Cumps.