Pré-Elementary
Apesar de eu usar o Unity há já anos (desde 2011) creio que os seus dias estejam contados no meu computador principal. Porquê? Bem, se viram o link que referi vão reparar que eu acho que o Unity está consideravelmente mais rápido, mas ainda muitíssimo mais lento que o antigo e glorioso Ubuntu 10.10.
Por este facto, e uma vez que no meu computador antigo (com mais de 10 anos) tinha o Ubuntu 10.10, eu estava a oferecer alguma resistência a formatá-lo. A nostalgia que esse computador me estava a oferecer era imensa, mas a verdade é que o Ubuntu 10.10 que estava instalado simplesmente não podia continuar instalado pois há muito que foi descontinuado e pode correr riscos de segurança, pelo menos ao nível dos browsers enquanto navego pela Internet.
A decisão!
Depois de fazer a clonagem, tive de me decidir qual o sistema operativo instalar. A minha decisão foi difícil e acabou por não ser definitiva. Decidi que uma vez que se estava a falar muito da versão 0.2 do ElementaryOS, iria experimentar apenas. Mas seria mesmo experimentar e não instalar definitivamente, uma vez que o computador era antigo e o Elementary tem muitos efeitos visuais.
A verdade é que eu estava bem enganado!
ElementaryOS em Live
O sistema mostrou-se extremamente rápido logo a funcionar pelo penDrive, completamente ao nível do Ubuntu 10.10. A velocidade estava incrível, os efeitos visuais talvez não fossem 100% fluidos, mas provavelmente ultrapassavam os 90%, ou seja, praticamente perfeito. Em Live!
O visual todos sabem, é extraordinário, aliás podem ver pelas imagens abaixo:
Na altura decidi ir pelo ElementaryOS apenas para experimentar, para ver como ele estava ao nível de programas. Posteriormente iria formatar para uma distro mais leve. Estava a pensar seriamente em usar o Lubuntu, Debian ou quiçá o Arch. Mas rapidamente me mentalizei: afinal isto vai ser mesmo uma decisão definitivamente.
Visto que mentalizei dessa maneira, mas queria experimentar outros SOs, durante a instalação resolvi criar já várias partições para posteriormente os instalar. Mas o que é facto é que o elementaryOS vai ser o sistema principal deste computador. Veja porquê a seguir!
Reflexão crítica sobre o ElementaryOS
Agora que tenho o ElementaryOS 0.2 instalado no computador posso dizer realmente o que acho deste sistema. Bom, tal como quando experimentei a versão 0.1, achei-o surpreendentemente rápido! Aliás, funcionar tão rápido num computador com mais de uma década é surpreendente na minha opinião.
Comecei então a configurar. A primeira coisa que fui fazer foi instalar os drivers da placa nvidia. Eu podia ter utilizado o programa apropriado para isso, mas preferi fazer pelo terminal. Foi tão simples quanto fazer o seguinte, ou seja, buscar a lista de drivers:
Depois escolhei o xorg:nvidia_173_updates (não me recordo se era exatamente este o nome) e então bastou depois fazer a instalação propriamente dita, que basicamente é escrever o seguinte e esperar:
Reiniciei e voilá, drivers a funcionar, fluidez perfeita!
Comecei a experimentar os programas e inclusive adicionei funcionalidades aos cantos da tela. No elementaryOS esta funcionalidade é bem simples de ativar, já no caso do Ubuntu, ela é mais complicada. Pelo menos é mais complicada no sentido de se ter de instalar software adicional.
Tudo funciona rápido e tudo parece funcionar bem. No entanto, tal como já tinham avisado, é uma versão beta e portanto podem aparecer bugs. Infelizmente apareceu-me 1. Foi apenas um, mas o facto é que apareceu. Basicamente a dock do ElementaryOS, chamada de Plank, desapareceu visualmente. Seu passasse o mouse por cima de sítio dela eu via as tooltips e até podia abrir os programas, mas a dock estava desaparecida. Tive de ir ao terminal e matá-la. Ela rapidamente renasceu e nunca mais deu problemas.
Sobre os programas, achei se calhar a distro um pouco nua. Existe poucos programas, mas se calhar são mais que suficientes para a generalidade dos casos. Mesmo assim, achei o menu das aplicações muito pouco povoado. Já agora, acho que deviam ter o monitor de sistema (gnome-system-monitor) ou equivalente, pois é algo que gosto de usar para controlar o sistema, ver o gasto do processador e da internet.
O Midori, o browser do ElmentaryOS, é extremamente elegante e muito rápido. Não abusei dele, no entanto, pareceu-me funcionar muito bem. O gestor de email Geary só não me convenceu pois ainda não tive tempo de o configurar. Porque de resto é uma aplicação espetacular, pelo menos esteticamente. O chat funciona normalmente.
A elegância visual é incrível no elementaryOS. Os indicadores têm uma estética simplesmente linda (podem ver numa das imagens acima e na imagem abaixo). A amostragem das várias janelas abertas bem como das áreas de trabalho é algo também muito elegante (a tender para o visual do MacOS, mas eu gosto muito!).
Apesar deste texto ter ficado longo, a verdade é que é uma análise rápida. Por isso, em suma, gostei muito do ElementaryOS. Precisa de mais alguns programas (que facilmente se instala via repositórios) para satisfazer os meus desejos particulares, nomeadamente o LibreOffice, mas de resto é surpreendentemente rápido e recomenda-se vivamente, mesmo para computadores antigos, como é o caso deste que eu instalei.
Neste preciso momento, apenas modifiquei o Wallpaper e tenho o meu computador assim, não acham o sistema bonito? Eu acho!
Vídeo demonstrativo
Uma vez que fiquei bastante satisfeito com esta instalação do ElementaryOS neste computador, resolvi gravar um vídeo demonstrando alguns efeitos visuais que funcionam perfeitamente. Recorde-se que o computador tem mais de uma década.