A decisão de eu libertar espaço nasceu depois de eu ter visto este vídeo do Fernando Couto, onde ele lembrou-me da opção do apt-get que permite limpar todos os pacotes temporários que não fazem falta ter no sistema.
Essa remoção é tão simples quanto executar um pequeno comando que apaga esses ficheiros num "piscar de olhos"! O resultado foi uns surpreendentes 1100MB de espaço libertados, tal como você pode ver pelas duas imagens abaixo (do antes e do depois,respetivamente), onde a minha partição da Raiz, passou de 10.5GB para 9.42GB de espaço ocupado.
Na altura que apresentei a tal funcionalidade do apt-get, os resultados foram curtos, apenas 100MB de diferença, mas hoje essa diferença foi muito mais evidente e eu explico abaixo o porquê! Antes de mais, o artigo que explica como ganhar este espaço livre é o do link seguinte:
O que é o Apt-get Clean?
Se você reparar no artigo do link acima, que recomendo vivamente a leitura, ele aborda a funcionalidade "clean" do Apt-get. E o que faz essa funcionalidade? Bom, basicamente ela apaga todos os pacotes que são guardados no computador quando você instala um programa. Sempre que você instala um programa, o Ubuntu vai buscar à internet o pacote de instalação e instala o programa. Ora esse pacote é guardado no computador até que seja necessário algum dia utilizar.
Raramente é necessário utilizar, aliás, normalmente ele só é usado quando você desinstala e volta a instalar, em que ele evita buscar à internet visto que já o tem no computador. Pontualmente, esse pacote pode ser utilizado para recuperar alguma instalação mal feita.
De resto, esses pacotes que são guardados simplesmente não têm utilidade para um utilizador normal. Por isso, apagar é uma vantagem.
Mas como eu consegui ganhar mais de 1GB de espaço?
A resposta é simples, atualmente eu tenho o Ubuntu instalado há já vários meses. Desde que o instalei, atualizei regularmente o sistema, o que significa que a cada instalação novos pacotes eram guardados no computador.
Ora o conjunto de todas as atualizações desde que eu fiz a última vez o "apt-get clean" já me fez descarregar da internet mais de 1GB de pacotes que agora foram removidos (claro que alguns dos pacotes são também de programas que eu instalei, ou seja não são apenas de atualizações).
E agora?
Bom, eu apaguei os pacotes e pronto, o sistema fica exatamente igual, porque aquilo era apenas ficheiros de instalação. Os pacotes já foram instalados e os ficheiros obviamente mantêm-se no sistema. Apenas os ficheiros que foram utilizados para instalar os programas é que foram removidos.
No pior dos casos, o que pode acontecer é que se eu precisar deles, terei de voltar a fazer donwload. Apenas isso. Numa era em que a internet está tão rápida e considerando que a maioria dos pacotes são extremamente pequenos, penso que o melhor mesmo é fazer isto que eu acabei de fazer e ganhar algum espaço livre!

Quer ganhar ainda mais espaço livre?
Há também uma dica bem interessante que eu sigo regularmente e por isso não posso comprovar agora o quão libertadora ela é! Mas é de facto uma das maneiras de ganhar maior espaço livre: apagando Kernels desnecessários, antigos.
Você pode apagar os kernels de várias maneiras. Uma delas é através do Ubuntu Tweak de forma relativamente manual. Uma outra forma é explicada neste artigo: