A escolha do Gnome-Shell efetivamente é provavelmente das escolhas mais sólidas a média prazo, no entanto há várias características do ElementaryOS que eu gosto muito (apesar de não o usar). A velocidade é surpreendente, sendo comparável com sistemas como o Xubuntu e Lubuntu, no entanto traz um visual rico. Para além disso, implementaram algumas funcionalidades bem interessantes de gestão de janelas, áreas de trabalho e agora de notificações que eu gostava muito de usufruir no meu Unity e quiçá gnome-shell.
Infelizmente pelo menos para já essas vantagens não estão nesses ambientes. Em todo o caso, apesar de ele ter essas vantagens não é o expoente máximo da usabilidade e precisamente por causa disso é que tenho o unity e Gnome-Shell à frente nas minhas considerações pessoais.
Entretanto, sobre o que o Hailton disse, essas publicidades nem um salário iriam pagar, tenho a certeza absoluta! Pelo contrário, a venda de certos locais do sistema, nomeadamente a homepage do browser, os favoritos e até se calhar o Wallpaper, traria uma boa ajuda. E isto são apenas alguns exemplos sem pensar muito.
Entretanto, eu até me esqueci que eles pedem doações sempre que alguém faz download. Efetivamente é frustrante fazer um pedido desses e não receber o suficiente para manter o projeto.