Depois da decisão da Canonical em criar seu próprio ambiente, os desenvolvedores do Gnome também decidiram dar uma nova cara ao ambiente de desktop, surgindo o Gnome 3.x, que chegou a fazer muito sucesso entre os usuários (e ainda faz). Porém, nem o Gnome 3 nem os outros ambientes de desktop do mundo Linux, conseguiram chegar aos pés do que era o Gnome 2 em quesitos como leveza e interação com o usuário.
Se você também é mais um dos saudosistas que chega a suspirar quando lembra do então Gnome 2 que equipava as antigas versões do Ubuntu, talvez ainda exista uma chance de você “tê-lo novamente”.
Ben Tinner, um dos desenvolvedores e entusiastas do Ubuntu está desenvolvendo uma distribuição do Ubuntu com o MATE nativo; ele é u fork do Gnome que decidiu manter as funcionalidades do Gnome 2 em sistemas Linux.
Estou criando uma nova distro do Ubuntu que terá o visual do GNOME 2. [...]
Ele será chamado oficialmente MATE Ubuntu Remix, e virá com o ambiente de desktop MATE. Na verdade, eu já tenho um protótipo baseado em Saucy Salamander.
Tinner planeja completar sua distribuição dentro do lançamento do Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr, com a esperança de que o Ubuntu Remix MATE torna-se apoiado oficialmente pela Canonical (o que sinceramente acho muito difícil…).
Confira algumas imagens que Tinner liberou do seu “sabor do Ubuntu”:
Se você quiser experimentá-lo, acesse este link e baixe uma ISO do sistema. Porém tome cuidado em utilizá-lo em ambientes de produção (no seu notebook pessoal, por exemplo) pois o sistema ainda encontra-se em fase de testes.
E ai, o que achou dessa iniciativa? Será que o Ubuntu MATE Remix vai conseguir muitos adeptos?