O ambiente de trabalho Desktop Plasma, do projeto KDE, foi eleito pela comunidade da Linux Journal como o Melhor Ambiente de Trabalho de 2013. KDE Plasma ficou em primeiro lugar com 30,6% do total de votos na enquete, acumulando mais do que o dobro do Unity (Ubuntu) da Canonical que ficou em segundo lugar com 12,9%.
Deve-se notar que, embora o Linux Journal tenha separado KDE e KDE Plasma, trata-se do mesmo ambiente, as porcentagens 17,9% e 12,7%, respectivamente, foram somados dando o resultado final.
O TOP 16 dos desktops, segundo a comunidade Linux Journal está na lista abaixo. Tenha em atenção apenas que isto é uma votação de um nicho de utilizadores, o que significa que poderá não representar a realidade em termos de proporções de utilização:
- KDE: 17,9%;
 - Unity (Ubuntu): 12,9%;
 - KDE Plasma: 12,7%;
 - GNOME 3: 14,1%;
 - XFCE: 12,1%;
 - Cinnamon: 8,6%;
 - GNOME 2: 4,5%;
 - Outros: 4.5%*
 - MATE: 3,6%;
 - Openbox: 2,6%;
 - Enlightenment: 1,7%;
 - LXDE: 1,7%;
 - PCLinuxOS: 1,3%;
 - Fluxbox: 0,9%;
 - DWM: 0,7%;
 - KWin: 0,1%;
 
*Pantheon, wesome window manager e outros desktops.
    
    
    
   