O mesmo grupo que, no ano passado, usou a internet para atacar a revista Veja e o jornal O Globo, agora se voltou contra o governo do Estado de São Paulo, invadindo o sistema de distribuição de e-mails da administração.
Quem notou o caso foi a Folha de S.Paulo, que recebeu um e-mail do endereço imprensa@comunicacao.sp.gov.br - pertencente à assessoria de imprensa do governo. A mensagem fazia um ataque à "'grande' e velha mídia" dizendo que ela "pode até ser deles [o governo]. Mas a internet é nossa".
A ação foi assinada pelo @AnonManifest, que tem um histórico de ataques bem-sucedidos. Em junho eles tomaram conta do perfil da Veja no Twitter e, em setembro, do que pertence a O Globo. Também em junho o perfil da presidenta Dilma Rousseff no Instagram foi hackeado - pelo Anonymous, mas não a mesma vertente.
A Folha consultou a assessoria do Estado, que confirmou o problema mas disse que ele afetou apenas o sistema de gerenciamento, responsável pelo disparo de e-mails a endereços cadastrados.