A Electronic Frontier Foundation quer tornar a navegação na web no celular tão seguro quanto no desktop – ao menos para usuários Android. O grupo de direitos digitais lançou recentemente uma versão móvel do seu add-on HTTPS Everywhere para Firefox para Android.
Mesmo que muitos sites ofereçam criptografia HTTPS, muitos a oferecem como opção e não por padrão. O HTTPS Everywhere resolve este problema, forçando sites a se conectarem a um dispositivo usando a criptografia HTTPS sempre que possível.
Resumindo, usar o HTTPS Everywhere possibilita uma experiência de navegação na web mais segura, impedindo – entre outras coisas – bisbilhoteiros em uma conexão Wi-Fi pública.
Vale lembrar que o add-on irá apenas funcionar se o site tiver suporte para conexão HTTPS e se a página estiver listada no banco de dados do add-on.
Como instalar
Se você ainda não baixou o Firefox para Android, você pode encontrá-lo na Google Play. O navegador da Mozilla funciona com Android 2.2 (Froyo) e versões posteriores. A EFF não oferece o seu add-on via catálogo da Mozilla, então você terá que visitar a página do HTTPS Everywhere para instalá-lo.
A página deve autodetectar que você está visitando pelo Firefox para Android. Toque no robô verde para instalar o HTTPS Everywhere.
Isso fará com que o Firefox exiba uma mensagem de aviso que diz: “O Firefox impediu este site (http://www.eff.org) de instalar o software no seu dispositivo”. Clique no botão “Permitir” no aviso para instalar o HTTPS Everywhere.
Você verá um outro pop-up solicitando a confirmação novamente, clicando no “Instalar”. Clique. Uma vez que o add-on estiver instalado, o Firefox irá pedir para reiniciar o browser.
Quando o navegador for iniciado novamente, visite um site qualquer como o Twitter ou o Google e você deverá ver o símbolo do HTTPS Everywhere no lado direito da barra de URL, e um símbolo de cadeado no canto esquerdo.
É isso aí! Você está agora navegando com um pouco mais de segurança no seu dispositivo Android. Para mais proteção, você também pode usar uma VPN ao navegar na web em uma rede Wi-Fi pública – embora VPNs no celular nem sempre são à prova de bala.
O HTTPS Everywhere também está disponível para o Firefox para desktop, Chrome e Opera – os dois últimos em uma versão beta.
Com informações do IDGNow.´