Também gosto do jeito que ele completa os comandos, tanto PHP, CSS, XHTML e Javascript, entre outros.
Apesar de escrever meus próprios códigos eu uso o DW para completar e me mostrar em tempo real como está funcionando.
Ok tudo bem, mas já achei no Linux algo que vai me desprender do Dreamweaver, espero que goste o que vou compartilhar com vocês agora!!!
Uma das grandes dificuldades dos utilizadores que gostam de Web Design no Linux, é a falta de um IDE que tenha suporte para as várias linguagens para páginas Internet, nomeadamente, PHP, CSS, JavaScript e HTML. Essa dificuldade torna-se evidente quando se conhece o Dreamweaver, que é um verdadeiro ambiente de desenvolvimento dedicado ao Web Design, e não se encontra programas que façam algo semelhante. Ora, o Aptana é um IDE que tentará colmatar essa grave lacuna no Linux, por isso continue a ler para saber mais sobre o Aptana.
O Aptana é um IDE multi-plataforma open-source baseada no Eclipse e que suporta uma grande quantidade de linguagens de WebDesign. É compatível com as seguintes linguagens: CSS, HTML, JavaScript, PHP, Ruby on Rails, Adobe Air e muito mais, bastando, para isso, instalar o plugin apropriado.
Claro que o facto de ser compatível com estas linguagens não o torna um grande programa, aliás o Gedit é compatível com essas linguagens, e coloriza o código, mas não é, de forma alguma, um IDE aconselhável. O que torna o Aptana especial são as várias características que tornam o desenvolvimento mais rápido e simples, aproximando-o assim, do Dreamweaver.
Uma das características mais importantes de um IDE é o assistente de desenvolvimento que apresenta as várias funções/tags disponíveis para programar. Junto a esse assistente, normalmente, vem também um autocomplete de código que, no caso de haver apenas uma função ou tag disponível, ele completa automaticamente. Como é óbvio, o Aptana tem essa funcionalidade e, para além disso, essa funcionalidade é ainda mais completa que o normal, pois diz se determinada função é compatível com o Internet Explorer ou Firofox.
Funcionalidade "Split" do Aptana
Outra funcionalidade importante do Aptana é a capacidade de mostrar o resultado do código programado. O Aptana, para além da clássica opção de Preview, ainda tem uma funcionalidade extremamente importante que permite “partir” o ecrã a meio e mostrar de um lado o código e do outro o resultado. Para activar essa opção vá a Windows"->"Preferences e, na nova janela: Aptana->Editors->HTML->Vertical Split View e reinicie o programa.
Funcionalidades de FTP e SVN do aptana
Como qualquer IDE, o Aptana também tem funcionalidades de indexação, tais como amostragem das várias funções programadas/disponibilizadas pelas bibliotecas importadas, amostragem dos ficheiros do projecto que estão no seu PC ou em FTP. Caso o utilizador goste de utilizar um sistema de controlo de versões, o Aptana continuará a ser a melhor opção, pois é compatível com o SVN.
Por fim, como bom IDE que é, o Aptana tem um sistema de Debug que é extremamente importante para qualquer programador.
O Aptana tem ainda muitas outras funcionalidades que cada utilizador deverá procurar ou na própria aplicação ou através de possíveis plugins que possa instalar para tornar o ambiente de trabalho mais pessoal e, por isso, mais eficiente.
DOWNLOAD:
Existem varias versões pra ele, Mac OS X, Windows e LINUX
http://www.aptana.com/products/studio3/download
Faça um bom proveito espero que goste!

