Bem-vindo: Sáb, 10 de Maio 2025, 17:51 Pesquisa avançada

Ecrã de Login branco

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Ecrã de Login branco

Mensagempor Neptuno » Sex, 13 de Janeiro 2012, 19:25

Oi Miguel

Consegui entrar no ubuntu. Como posso fazer para desistalar o kernel? Ou preferes que faça de novo os passo para tentar resolver o problema do ecrã?
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 13 de Janeiro 2012, 20:31

Neptuno » Sex Jan 13, 2012 7:25 pm escreveu:Oi Miguel

Consegui entrar no ubuntu. Como posso fazer para desistalar o kernel? Ou preferes que faça de novo os passo para tentar resolver o problema do ecrã?

Boas Neptuno, então agora existem dois problemas: (LÊ TUDO ATÉ AO FIM SFF!)

1 - Ecrã Branco:

Se conseguiste entrar, então estás na versão anterior do kernel, certo?

Se é esse o caso, se já tinhas feito tudo o que foi referido atrás, o arranque decorreu normalmente, ou apareceu o ecrã branco?

Se não fizeste tudo o que foi mencionado atrás, só te faltará em princípio fazer o último passo:

gksu gedit /etc/initramfs-tools/modules

colocas a tua password e acrescentas a seguinte linha no final do ficheiro:

uvesafb mode_option=1024x768-24 mtrr=3 scroll=ywrap

salvas (guardas) as alterações e fechas o ficheiro.

Em seguida, também no terminal:

sudo update-initramfs -u

Por último, reinicia e diz-me como está.

2 - Kernel Novo:

Presumo que saibas se a tua arquitectura é 32bits ou 64bits.

Se queres ter a certeza, executa no terminal o seguinte comando:

uname -a

Se aparecer algo deste género: (no meu caso)

miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ uname -a
Linux miguelfonseca-PC 3.2.1-030201-generic #201201121644 SMP Thu Jan 12 21:53:24 UTC 2012 i686 i686 i386 GNU/Linux

então como vês, aparece a versão do Kenel e, a seguir ao ano (2012), está a arquitectura. i686 i686 i386, no meu caso, 32 bits.
Se aparecer outra referência, que inclua 64, então o teu sistema operativo será de 64 bits e deves seguir as indicações abaixo para tal. (não posso explicitar melhor pois não tenho o Ubuntu 64 bits instalado no meu PC, o Luís tem, ele poderá te mostrar a saída do comando no PC dele :lol: ).

Então se for 32 bits faz o download dos três pacotes seguintes:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.2-precise/linux-headers-3.2.0-030200_3.2.0-030200.201201042035_all.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.2-precise/linux-headers-3.2.0-030200-generic_3.2.0-030200.201201042035_i386.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.2-precise/linux-image-3.2.0-030200-generic_3.2.0-030200.201201042035_i386.deb

Se tiveres feito o download para a tua pasta pessoal, se só tiveres estes três pacotes com a extensão .DEB, então no terminal (como o Luís sugeriu) executa o seguinte comando:

sudo dpkg -i *.deb

Reinicia e arranca pelo kernel 3.2 e vê se está tudo bem.

Se for 64 bits, então faz o download dos seguintes três pacotes:

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.2-precise/linux-headers-3.2.0-030200_3.2.0-030200.201201042035_all.deb (ESTE É IGUAL PARA 32 E 64 BITS)

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.2-precise/linux-headers-3.2.0-030200-generic_3.2.0-030200.201201042035_amd64.deb

http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.2-precise/linux-image-3.2.0-030200-generic_3.2.0-030200.201201042035_amd64.deb

Depois, (como no de 32 bits) se tiveres feito o download para a tua pasta pessoal, se só tiveres estes três pacotes com a extensão .DEB, então no terminal (como o Luís sugeriu) executa o seguinte comando:

sudo dpkg -i *.deb

Reinicia e arranca pelo kernel 3.2 e vê se está tudo bem.

Depois diz como correu.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Neptuno » Sex, 13 de Janeiro 2012, 20:44

Obrigado Miguel mas isto está estranho.

Só me apetece voltar a reinstalar o UBUNTU de Raiz

Fiz o que disseste passo a passo e com cuidado. Quando estava a encerrar o PC apareceu o ecrã em branco mas depois ao reiniciar já não fe fazia. Já aparecia o ecrã do ubuntu. 5 estrelas. Decidi reiniciar novamente se tinha ficado mesmo bom e voltou ao antigamente!!!!
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 13 de Janeiro 2012, 20:55

Neptuno » Sex Jan 13, 2012 8:44 pm escreveu:Obrigado Miguel mas isto está estranho.

Só me apetece voltar a reinstalar o UBUNTU de Raiz

Fiz o que disseste passo a passo e com cuidado. Quando estava a encerrar o PC apareceu o ecrã em branco mas depois ao reiniciar já não fe fazia. Já aparecia o ecrã do ubuntu. 5 estrelas. Decidi reiniciar novamente se tinha ficado mesmo bom e voltou ao antigamente!!!!

Bem Neptuno, executa tudo o que foi referido acima e depois vê como ficou.
Também vou ser sincero, se continuares com o ecrã branco mesmo depois de tentar isto tudo, ainda há outro "workaround" que podes tentar, mas, se for este o único problema que o Ubuntu te dá, então que se "lixe" o Plymouth. :lol: :D

Mas, como eu disse, faz o referido no "post" e vê como ficou!
Nunca desistir! Pois assim aprendemos ao mesmo tempo que resolvemos os problemas!
Ainda existe mais um "workaround" a tentar, mas para já tenta resolver com este.

A título de curiosidade, se quiseres saber se o teu PC (processador/es) suportam um sistema operativo de 64 bits, executa este comando no terminal:

sudo lshw -C processor

coloca a tua password e irás ver algo deste género: (no meu caso)

miguelfonseca@miguelfonseca-PC:~$ sudo lshw -C processor
[sudo] password for miguelfonseca:
*-cpu:0
description: CPU
product: Intel(R) Pentium(R) D CPU 2.80GHz
vendor: Intel Corp.
physical id: 5
bus info: cpu@0
version: 15.6.4
serial: 0000-0F64-0000-0000-0000-0000
slot: Socket 775
size: 2400MHz
capacity: 3800MHz
width: 64 bits
clock: 200MHz
capabilities: boot fpu fpu_exception wp vme de pse tsc msr pae mce cx8 apic sep mtrr pge mca cmov pat pse36 clflush dts acpi mmx fxsr sse sse2 ss ht tm pbe nx x86-64 constant_tsc pebs bts pni dtes64 monitor ds_cpl est cid cx16 xtpr pdcm lahf_lm cpufreq
configuration: id=0
*-logicalcpu:0
description: Logical CPU
physical id: 0.1
capabilities: logical
*-logicalcpu:1
physical id: 0.2
*-cpu:1
description: CPU
vendor: Intel
physical id: 6
bus info: cpu@1
version: 15.6.4
serial: 0000-0F64-0000-0000-0000-0000
slot: Socket 775
size: 2400MHz
capacity: 3800MHz
clock: 200MHz
capabilities: ht cpufreq
configuration: id=0
*-logicalcpu:0
physical id: 0.1
*-logicalcpu:1
physical id: 0.2

como podes ver acima, a "bold" (negrito), no width=64 bits, significa que o meu PC (processador/es) suporta os sistemas operativos de 64 bits.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Neptuno » Sex, 13 de Janeiro 2012, 20:57

:)

O meu é de 32bit isso eu sei.

Vamos então a mais uma tentativa
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Mensagempor Neptuno » Sáb, 14 de Janeiro 2012, 23:06

Pessoal
Lamento informar que apesar te todos os vossos enormes esforços, não resultou. :cry:

Como não consegui resolver o problema do kernel (fiz os passos que me indicas-te Miguel, mas continuava na mesma). Armei-me em "Bota Abaixo" e reinstalei o UBUNTU. Apos ter concluido a instalação. Fiz novamente os passo que tinha indicado mas continua na mesma. Vou obrar para este problema e deixar estar. Não me incomoda muito e o que interessa é que o UBUNT trabalha bem.
Pode ser que com nova versão que está para sair, que o Claudio informou, isto se resolva.

Obrigado pelos vossos esforço e paciência.

Grande abraço a todos

Vou partir agora para a minha nova batalha que é explorar o conky ;)
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Janeiro 2012, 4:20

Olá Neptuno,

Realmente o melhor será mesmo esperar, pois acredito que o próximo será uma bomba de estabilidade :yeah:

Entretanto, experimente o Conky, o CoverGloobus, as Screenlets, a Gnome-Shell, o Cinamon, o Gnome-Do, Gimp, Gwibber, Chrome, os muitos indicadores disponíveis, caffeine, thunderbird, qbittorrent, LibreOffice, vlc e muitos muitos outros programas :yeah:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Neptuno » Seg, 16 de Janeiro 2012, 10:12

lolol
Vou esperar pela BOMBA!!!

Obrigado pelas dicas Claudio. O VLC e o Chrome é logo uma das primeiras coisas que instalo logo que tenho um SO novo. O qbittorrent tb já utilizava.

Vou explorar mais outras ferramentas. Estou um pouco confuso com o conky mas ando a ler os varios posts que estão aqui no forum para ver se o percebo.

Grande abraço a todos
Luis Santos
(AKA Neptuno)
Neptuno

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Janeiro 2012, 15:08

Sinceramente, "o Conky não se percebe". Na minha opinião, experimenta-se configurações e muda-se valores e com o tempo (algum tempo mesmo) você "fica a perceber dos pontos chave do conky"! Não sei se me fiz entender a diferença, mas o que quero dizer é que não se deve estudar para perceber o conky pois na verdade, a não ser a execução dos comandos, o conky é uma conjunto vasto de variáveis que se aplica, nada mais.

Por isso, o que recomendo é que navegue por aquele tópico dos desktops e veja os conkys que lhe agradam. Copie para o seu ficheiro de configuração e execute o conky. Veja o resultado e tente alterar valores! Apenas valores para perceber os efeitos que ocorrem. Só assim, e com o tempo, é que fica a perceber de conky.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor JCarvalho » Seg, 13 de Fevereiro 2012, 18:50

Boa tarde.

Eu tenho um problema semelhante. Desde a versão 9.10 que ao escolher o kernel o ecrã fica branco com riscas, até ouço o som característico do login mas não passa dali. Ainda consegui entrar se editasse a linha do grub para nomodeset single e depois escolhesse modo de baixa resolução mas agora nem isso. Já pesquisei em tudo o que é sítio mas nenhuma das soluções que encontrei resolveram o meu problema.
A gráfica é Nvidia 7200 GE num portátil ASUS.

Se alguém me puder ajudar até oferecia uma sandocha =)

Cumprimentos a todos

JCarvalho

Anterior

Voltar para Questões gerais