Postado por Vinícius Vieira
Primeiramente, quero deixar BEM claro que uso Ubuntu (tanto em casa quanto no trabalho), indico o Ubuntu as outras pessoas e o acho uma das melhores distribuições Linux. Porém o que vou comentar aqui, não é muito bom “para” e nem “sobre” o Ubuntu…
Hoje pela manhã, li no blog do Joe Brockmeier, um dos escritores da Linux Magazine, uma matéria que me deixou muito preocupado com o “futuro do Ubuntu”. Realmente é algo que eu mesmo ainda não havia percebido. Leia abaixo um trecho do que ele escreveu:
Eu fui baixar para testar o último lançamento do Ubuntu (agora em versão beta), e decidi que seria interessante ler as notas de lançamento da versão, para ver o que há de novo.
Na área “novas funcionalidades”, avistei esta linha: “Beta-1 inclui o kernel do Ubuntu 3.2.0-17.27, que é baseado na versão 3.2.6 do kernel upstream estável. “O Kernel do Ubuntu? Dá um tempo, pessoal.
Para que você não se pergunte se esta foi uma nomeação intencional, parece que a Canonical está deliberadamente evitando usar a palavra Linux. As notas de lançamento foram escritas por Kate Stewart (gerente de lançamento da Canonical). Se você ler o resto das notas da versão, traz apenas uma menção de “Linux.”
Ao acabar de ler, fui no site da Canonical e, pra minha surpresa… (clique para ampliar)
Não é de hoje que venho comentando sobre decisões no mínimo estranhas que a Canonical vem tomando com relação ao Ubuntu. Algumas coisas realmente passam desapercebidas por nós, como por exemplo o fato da Central de Programas do Ubuntu hospedar aplicações pagas. Eu sei, é muito “xiitismo” não concordar com aplicações pagas no Ubuntu, porém se analisarmos o TODO, daremos razão ao Joe Brockmeier. Quer ver um exemplo: quantos “produtos” da Canonical são totalmente grátis? Só o Ubuntu Desktop Edition (a que nós todos baixamos). O Ubuntu One não é totalmente de graça assim, e o Ubuntu Server é de graça, porém o suporte comercial e alguns serviços também são pagos.
Ai você pode pensar: mas a Red Hat também não é assim? O RHEL é pago! Sim, é pago e sempre foi, e a Red Hat é uma das empresas que mais contribui para o kernel Linux, além de dizer a todos que o RHEL é “Linux”, enquanto a Canonical…
Como falei no começo, sou usuário Ubuntu e o acho uma distribuição fantástica, porém como usuário Linux em primeiro lugar, não posso “tapar o sol com a peneira” e fingir que não está acontecendo nada. O que parece é que o Tio Mark está seguindo os passos de Bill Gates, difundindo o Ubuntu até todos gostarem e “dependerem” dele, pra depois “fechar” a distribuição (que na verdade, a Canonical não intitula mais o Ubuntu como uma distribuição, mas sim como um Sistema Operacional).
Concorde você ou não, o Ubuntu levou o Linux a uma patamar elevadíssimo. Eu só espero que a Canonical não faça como o Google está fazendo com o Android: use o linux apenas pra promoção individual e depois o abandone as traças…
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins