Bem-vindo: Sex, 2 de Maio 2025, 10:07 Pesquisa avançada

Lançado Caixa Mágica 18 - Ubuntu c/Gnome Shell e s/Unity

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Lançado Caixa Mágica 18 - Ubuntu c/Gnome Shell e s/Unity

Mensagempor abdo » Seg, 4 de Junho 2012, 14:17

boas Craveiros

Esta é a vantagem do Linux, tem como customizar o sistema para o seu hardware de modo mais consistente.

Tenho um netbook hp mini 310 com 1 GB de ram e nele uso o Lubuntu e o CM18, mas quando quero trabalhar a sério mesmo com várias abas no navegador, mais inkscape, mais gimp,mas um editor de texto aí opto pelo Lubuntu que reage mais rápidamente.

Mas mesmo nesta condições o CM18 não trava, apenas é sensivelmente mais lento que o Lubuntu, o que é normal.

abcs
abdo
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 4 de Junho 2012, 17:32

Boas José, se não usas o Ubuntu One, desisnstala-o!

Não bloqueis somente as actualizações!

O serviço continuará activo, "arrancando" com o sistema e ainda pior, desactualizado!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor José Craveiro » Ter, 5 de Junho 2012, 1:13

Só ainda não tinha bloqueado porque primeiro queria saber a que é que se referia, além disso desde o início que tinha removido o Ubuntu One.
Obrigados ;)
José Craveiro

Mensagempor Ron Alon » Ter, 5 de Junho 2012, 3:25

Abdo, qual a diferença entre a Caixa Mágica e o Ubuntu Gnome Shell Remix?
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor abdo » Ter, 5 de Junho 2012, 11:18

ron escreveu:Abdo, qual a diferença entre a Caixa Mágica e o Ubuntu Gnome Shell Remix?

Boas Ron

Isso lá é coisa que se faça?
Você devia ter feito esta pergunta para o Professor Miguel.

Brincadeiras a parte vamos ver seu eu sei te explicar o que eu acho.

- O Caixa Mágica é uma distro, e como tal tem estrada. Tudo bem que ele já trocou de estrada algumas vezes (Opensuse/Mandriva/Ubuntu);
- O Ubuntu Gnome Shell Remix é, como o proprio nome já diz, apenas um remix do Ubuntu com outra interface, e surgiu apenas depois do Ubuntu 11.10, estando em sua segunda edição;
- O Caixa Mágica permite atualizar a distro de uma versão para a seguinte;
- O Ubuntu Gnome Shell Remix não tem este recurso ainda;
- O Caixa mágica, suponho eu, retira das atualizações tudo aquilo que tenha a ver com o Unity, já que o mesmo não faz parte da distro;
- O Ubuntu Gnome Shell Remix não sei se faz isso, ou mesmo se durante o Remix ele remove tudo do unity;
- O Caixa Mágica terá sua continuidade após o lançamento do Ubuntu 12.10;
- O Ubuntu Gnome Shell Remix perderá sua razão de existir se a Canonical realmente lançar o Gubuntu ou seja lá a nomenclatura que ela der ao próximo Ubuntu com Gnome. Não sabemos se neste caso haverá a intenção do Remix continuar como uma nova distro;

E o mais importante no meu caso...

- Queimo menos neurônios para ler o site do Caixa Mágica (Português) do que ao ler o site do Ubuntu Gnome Shell Remix (Inglês)

- Só para você ter uma ideia da importância disto para mim foi o fato de eu ter deixado de lado o DreamLinux, uma distro brasileira, bem feita, bem acabada mas que tinha seu site e seu forum todo em lingua inglesa.

- Não sou contra a internacionalização das distros, afinal todas querem e precisam atingir um público maior e mais espalhado pelo mundo, mas penso que o site deve estar em lingua nativa, tendo a opção de ser acessada uma versão em inglês.
abcs
abdo
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor José Craveiro » Ter, 5 de Junho 2012, 13:31

abdo, o Ubuntu-Shell-Remix trazia alguns fragmentos do Unity, poderiam até ser irrelevantes ou insignificantes para a distro, mas encontrei algumas coisitas (quiçá esquecidas) :p .
No caso do Caixa Mágica, eu pelo menos não encontrei nada e uma coisa é certa, nota-se que existe um "filtro" anti-unity :sneaky: nas atualizações.

Só ainda não tive a oportunidade de saber ou não vi no sítio certo, se tenho todos os repositórios oficiais do Caixa Mágica definidos no gestor de atualizações.
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 5 de Junho 2012, 16:37

Boas Ron, o que o Abdo escreveu descreve basicamente o excelente conceito do Caixa Mágica.

É uma distro com História! Não apareceu agora! Já tem anos! Está na nossa Língua, tem os seu próprios servidores, repositórios, equipa de programadores e rumo traçado.
Vê-se logo esse rumo, ao ter ouvido atentamente a Comunidade e se ter apercebido da grande dificuldade que muitos utilizadores vinha tendo com o Unity.

De imediato decidiu basear este lançamento, o 18, em três DE's bastante apreciados pelos Linuxeiros!

O Gnome-Shell, o KDE e (muito importante esta decisão) o LXDE, neste último tendo como foco :yeah: os utilizadores (que são bastantes!) com PC's mais antigos, que, ainda para mais, neste ambiente de crise Mundial, não podem adquirir PC's novos.
Este LXDE é muito leve, vem com o Kernel não PAE (normal), de modo a que máquinas mais antigas possam utilizar o CM sem problemas de recursos de hardware e com todos os recursos das outras distribuições.

Resumindo, através do CM, o utilizador terá sempre a garantia de qualidade, variedade e continuidade.
É sem dúvida, uma aposta a ter em conta. E totalmente na nossa língua! O Português!!

O Gnome-Shell remix apareceu de modo a satisfazer os tais utilizadores que não querem o Unity, mas preferem o Ubuntu.
Assim, nasceu o Gnome-Shell Remix, mas, com o lançamento do Ubuntu 12.10, virá o tal "Gubuntu", então este irá desaparecer.

Cumps.

P.S. - Abdo, essa do professor foi boa :lol: :lol: :lol: :lol:
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 5 de Junho 2012, 16:42

José Craveiro » Ter Jun 05, 2012 1:31 pm escreveu:abdo, o Ubuntu-Shell-Remix trazia alguns fragmentos do Unity, poderiam até ser irrelevantes ou insignificantes para a distro, mas encontrei algumas coisitas (quiçá esquecidas) :p .
No caso do Caixa Mágica, eu pelo menos não encontrei nada e uma coisa é certa, nota-se que existe um "filtro" anti-unity :sneaky: nas atualizações.

Só ainda não tive a oportunidade de saber ou não vi no sítio certo, se tenho todos os repositórios oficiais do Caixa Mágica definidos no gestor de atualizações.

Boas José, eu não sei quem foi o "criador" do Remix, mas não me parece que seja uma pessoa com enormes conhecimentos na área da programação. Mas sim, um utilizador entusiasta que resolveu fornecer ao "mercado" algo que muitos utilizadores desejavam. Um Ubuntu com o Gnome-Shell, mas sem Unity.
Ele "ramasterizou" o 12.04, mas, ao contrário do CM (por exemplo), não soube exatamente o que podia tirar.Até onde poderia ir.

Mas os meus parabéns para quem o fez, pois pôs à disposição dos utilizadores algo que pediam. E fez, apesar de tudo, um ótimo trabalho!

Quanto às tuas dúvidas em relação aos repositórios, coloca aqui umas imagens das tuas definições para darmos uma olhada.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 5 de Junho 2012, 18:29

Bem, e ainda há outro factor bastante importante, o CM tem (ou pelo menos tinha aquando do lançamento dos computadores Magalhães) um conjunto de professores que ajudam, a equipa por detrás do projecto, na tradução para o nosso tão adorado Português. Sendo que a introdução do Acordo Ortográfico está em curso, é bem possível que já o encontremos neste Sistema Operativo!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Ter, 5 de Junho 2012, 20:59

Miguel Fonseca » Ter Jun 05, 2012 4:42 pm escreveu:
Boas José, eu não sei quem foi o "criador" do Remix, mas não me parece que seja uma pessoa com enormes conhecimentos na área da programação. Mas sim, um utilizador entusiasta que resolveu fornecer ao "mercado" algo que muitos utilizadores desejavam. Um Ubuntu com o Gnome-Shell, mas sem Unity.
Ele "ramasterizou" o 12.04, mas, ao contrário do CM (por exemplo), não soube exatamente o que podia tirar.Até onde poderia ir.

Mas os meus parabéns para quem o fez, pois pôs à disposição dos utilizadores algo que pediam. E fez, apesar de tudo, um ótimo trabalho!

Quanto às tuas dúvidas em relação aos repositórios, coloca aqui umas imagens das tuas definições para darmos uma olhada.

Cumps.

Aqui estão:

José Craveiro

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux