por Miguel Fonseca » Ter, 5 de Junho 2012, 17:05
Sem dúvida Cláudio, humildade, é coisa que o Mark não parece ter!
Mas olha que o projeto Gnome, embora tenha o mesmo tempo de existência do Unity, é e será baseado numa aposta de continuidade, amparado por uma equipa de programadores que faz Ambientes Gráficos à muitos anos!
Experiência não lhes falta! Com escrevi acima, quando damos continuidade a um projeto (Gnome 2), rodeado de gente com experiência e saber, as coisas são bem mais fáceis!
A Canonical tinha e tem zero experiência nestas coisas e teve de começar de novo! Erros são normais, mas, devido à intransigência do Mark, eles têm sido enormes (os erros!).
Mas hão-de aprender da pior maneira! E espero que depressa, senão arriscam-se a perder o comboio, ficando para trás!
Desculpa Cláudio, mas acho uma tremenda injustiça comparar o Cinnamon com o Unity!
O Cinnamon está muito bom, sem dúvida! Mas o que o Lefreve fez, foi fazer uma "fork" do Gnome-Shell, assim como o Mate é uma "fork" do Gnome 2.
Não estou a dizer que quem fez estes dois DE's não tem valor, mas copiar dos outros com algumas modificações não é a mesma coisa, nem de perto, nem de longe, do que criar algo do nada, de novo, do zero!
E a Canonical criou o Unity do ZERO, apenas com o Compiz por trás. E o Compiz todos nós sabemos que está a dar os últimos suspiros!
Isso veio atrasar o desenvolvimento do Unity, pois a Canonical não estava à espera que quem o desenvolvia desistisse!
A Canonical teve de tomar as rédeas do Compiz, para o aguentar e, em princípio, a menos que aconteça um milagre de programação (pode acontecer), vai ter que arranjar outra solução, tipo Mutter, para continuar.
O futuro do Unity depende de arranjarem um solução para o problema Compiz.
Como sabes, a Canonical (o Mark) já decidiu que rumo vai seguir. Estão a apostar forte nos servidores, plataformas móveis, algum harware e até na TV.
Vão ouvir a Comunidade, mas não tanto como as outras distro mais pequenas.
Este é o comportamento tipico das Empresas que querem gerar riqueza.
Nós estamos revoltados com isso, porque o "nosso" Ubuntu não era assim! Mas cresceu e agora quer seguir o seu Destino sem a interferência da Família!
Custa, mas as coisas são mesmo assim.
Olha o caso da Red Hat, desde à muitos anos que é assim, Como forma de dar "ouvidos" à Comunidade, criou o Fedora de maneira a oferecer algo de volta.
Mas, como podes ver, quando chega à altura de pensar em lucro, também fazem coisas que, na minha opinião, não são corretas!
Esta "embrulhada" do UEFI, levou-os a pactuar com a MS para terem a certeza que o seu SO poderá ser instalado lado a lado com o Windows, numa clara manobra de chamarem mais utilizadores para o Fedora.
Quando a coisa chega aos bolsos, as pessoas tendem a esquecer aquilo que deveria ser uma das coisas mais importantes para um Ser Humano, os Princípios!
Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt