Alessandra Vianna (29-10-2012, 20:00) escreveu:
Já tive uma professora de língua portuguesa, que era de Minas Gerais. A guria dizia que o chiado do "s" é errado, quando é só uma questão de sotaque.
Essa pessoa que você disse, ou é muito besta, ou é chata de doer para fazer afirmações desse tipo.
Eu já tentei atenuar o "s" e o que recebi foram umas boas broncas... Está tentando ser paulista? - minha mãe indagava.
Hahahahaha, era besta e chata sim, mas nos tornamos amigos com o tempo. Uma das explicações que ela dava pra não ter perdido o sotaque, é que na casa dela todos tem o sotaque pesado, e a convivência o manteve intacto, mesmo ela morando aqui desde pequena.
Mas, no caso de uma professora de português falar que seu 's' é errado, isso é muito mais absurdo! Sotaque não é certo ou errado, é só a forma de pronunciar as palavras. O que se acerta ou erra são regras gramaticais. Não existem regras gramaticais para como se deve pronunciar determinada palavra, logo não é errado ter sotaque.
É essa riqueza cultural que torna o Brasil um país tão bonito, mas o que poderia nos tornar ainda mais fortes, é o que nos separa, achar que estamos certos e outra região está errada. Isso é ridículo. Tão ridículo como fazer a mesma comparação entre Brasil e Portugal. Não existe um 'mais certo', somos apenas diferentes.
