Bem-vindo: Sex, 2 de Maio 2025, 9:07 Pesquisa avançada

Problemas para terminar distro para criação de arte digital.

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Problemas para terminar distro para criação de arte digital.

Mensagempor emviveros » Sex, 11 de Janeiro 2013, 17:13

Olá Fórum!

Bem, estou em fase de customização de uma distro para criação de arte digital, para tanto, estou fazendo uma remasterização do Dream Studio de Dick MacInnis, que por sua vez é baseado no Ubuntu 12.04.1 LTS.

Os programas parecem já estar funcionando muito bem, mas estou com alguns problemas para customização do Unity e do Lightdm. Aprecio muito a ajuda da comunidade..!!

Os problemas são os seguintes:

Lighdm:

- Antes de exibir o papel de parede, aparece o fundo com a cor púrpura do ubuntu. Tentei de várias maneiras modificar essa cor, para que pelo menos fosse azul do restante do tema.

- Os ícones e a fonte das mensagens das janelas exibidas não são as mesmas do restante do tema. Por exemplo, quando se tenta desligar o sistema pelo lightdm.

Unity:

- Não foi possível modificar algumas fontes do Dash do Unity, assim como o tema, no meu caso estou querendo utilizar o Ambiance-Blue. Veja a seta vermelha no canto superior esquerdo do screenshot que tirei do dash:
https://plus.google.com/photos/116663899649533937863/albums/5832221041611515425?authkey=CPzz4_PLqa7J1gE

- Outro problema é no botão "Tudo", que aparece como "Tu..." no Dash, seria ótimo exibir por completo o nome desse botão.

- Gostaria de criar mais categorias para classificação dos programas por utilidade nessa lente de aplicativos do Unity. Alguém sabe como fazer isso?

- Modificar ícones de uma extensão de arquivos em geral, por exemplo, especificar um ícone para arquivos de extensão .pd

Se quiserem mais screenshots da distro é só falar que dou um jeito aqui...

Gostaria de terminar isto até no máximo final de fevereiro deste ano (2013), assim posso me dedicar mais a fazer os tutoriais de como utilizar os principais programas instalados no sistema.

Toda ajuda é bem vinda!! (e necessária.. )
emviveros

Re: Problemas para terminar distro para criação de arte digi

Mensagempor Bitetti » Sex, 11 de Janeiro 2013, 18:54

Eu n posso ajudar nessas customizações, só posso ficar dando apoio moral. Detesto ficar customizando o sistema, na hora dos tutos de softwares se precisar tomos ai pra ajudar.
Ainda mais que essa é parte que mais curto no SL, sou evangelizador de tecnologia em favor da arte.

... tipo, pq ao invés de se concentrar em desenvolver um ambiente, vc n aproveita um q já existe como o Ubuntu Studio ou esse Dream Studio?
Bitetti

Mensagempor emviveros » Sex, 11 de Janeiro 2013, 19:15

Sim... Foi o que fiz.. Estou usando o Dream Studio como base descarada.. ;)

A diferença agora seria, em português, maquiar essa distro para produtores de arte digital principalmente baseado na experiência que tiro quando dou oficinas de Música e Tecnologia e pelas minhas frustrações com o linux nas primeiras tentativas de mexer com isso..

Sendo direto, criar um ambiente visual padronizado para implementação de uma plataforma educacional (vídeos tutoriais) centralizada onde será possível aprender a instalar o sistema no computador assim como aprender a utilizar os principais programas.

A implementação de uma unidade visual está pensada pois ouvi muitas reclamações de que são diferentes os programas, simplesmente por que algumas cores, fontes mudam na interface do sistema.. Por isso de ser importante ao meu ver este esforço..

Já disponibilizei até algumas imagens operacionais do sistema... Mas o sourceforge do projeto ainda está desatualizado, estou na versão Alfa5, enquanto lá tem a Alfa3.
Disponível em: https://sourceforge.net/projects/shumamislinux/files/Em%20Desenvolvimento/

Valeu o apoio moral! :yeah:

Tomara que consiga resolver esses bugs pra parada ficar redondinha..!
emviveros

Mensagempor emviveros » Sex, 11 de Janeiro 2013, 20:20

Só para ajudar, por exemplo, eu consegui alterar os temas e fontes de parte do sistema modificando alguns arquivos em /usr/share/glib-2.0/schemas
aki estão disponíveis para download todos os arquivos que modifiquei nesse diretório:
https://docs.google.com/file/d/0B76XcarXh3UoUXJ2MEZBMkliSXc/edit

O problema acredito que seja no org.gnome.desktop.wm.preferences.gschema.xml , que pela que encontrei googlando por aí deveria condizer com os esquemas das janelas no unity.

O lance é que compilando as modificações com:
sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas

as modificações nas janelas não são efetuadas..

Acho que isso já resolveria da aplicação do tema Ambiance-Blue no Dash do Unity.

As implementações para os usuários foi feita via /etc/skel, e estão quebrando maior parte do galho...
emviveros

Mensagempor emviveros » Seg, 14 de Janeiro 2013, 18:42

Consegui encontrar os botões de fechar, minimizar e maximizar do Unity em /usr/share/unity/5

Com isso, menos um problema...

Assim tenho agora só:

Lighdm:

- Eliminar fundo com a cor púrpura do ubuntu na inicialização do Lightdm.

- Padronizar o ícones e fontes no lightdm, problema observado quando se tenta desligar o sistema pelo lightdm, os ícones e fontes são muito diferentes. (Neste caso, me ocorreu a ideia de que talvez essas sejam configurações iniciais do X... Sei lá..)

Unity:

- Modificação de algumas fontes do dash. (Se bem que até está bonito assim..) https://plus.google.com/u/0/photos/1166 ... 7J1gE7J1gE[/url]

- Botão "Tudo", que aparece como "Tu..." no Dash.

- Criar mais categorias para classificação dos programas por utilidade nessa lente de aplicativos do Unity.

- Modificar ícones de uma extensão de arquivos em geral, por exemplo, especificar um ícone para arquivos de extensão .pd
emviveros

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 14 de Janeiro 2013, 19:37

emviveros (14-01-2013, 17:42) escreveu:Consegui encontrar os botões de fechar, minimizar e maximizar do Unity em /usr/share/unity/5

Com isso, menos um problema...

Assim tenho agora só:

Lighdm:

- Eliminar fundo com a cor púrpura do ubuntu na inicialização do Lightdm.

- Padronizar o ícones e fontes no lightdm, problema observado quando se tenta desligar o sistema pelo lightdm, os ícones e fontes são muito diferentes. (Neste caso, me ocorreu a ideia de que talvez essas sejam configurações iniciais do X... Sei lá..)

Unity:

- Modificação de algumas fontes do dash. (Se bem que até está bonito assim..)
https://plus.google.com/u/0/photos/116663899649533937863/albums/5832221041611515425/5833359731584731906?authkey=CPzz4_PLqa7J1gE7J1gE

- Botão "Tudo", que aparece como "Tu..." no Dash.

- Criar mais categorias para classificação dos programas por utilidade nessa lente de aplicativos do Unity.

LightDM

Tendo em conta o que destaquei, não estará a referir o Plymouth? É que no Ubuntu 12.04 o fundo do Lightdm muda consoante o wallpaper que o utilizador tiver!

Quanto ao tema do Lightdm, experimente encontrar no Unity Greeter se encontra um ficheiro de configuração onde possa alterar o tema Gtk. Pelo menos no Ubuntu 11.10 eu já fiz isso (mas perdi algum tempo até dar com ele).

Unity

Essas categorias são criadas pelas aplicações que são organizadas segundo um padrão estabelecido pelo freeDesktop! Para adicionar mais categorias, experimente usar o Alacarte (Gestor de Menus do Gnome):
alacarte
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor emviveros » Seg, 14 de Janeiro 2013, 20:20

Obrigado pelo feedback..

Bem, com relação ao Lightdm, ele já está ganhando de mim.. hehehehe

Tentei várias coisas... A opção de usar o papel de parede do usuário eu desabilitei...

Gravei este breve vídeo para demonstrar o problema da tela púrpura...
https://plus.google.com/u/0/photos/116663899649533937863/albums/5832221041611515425/5833383944480781842?authkey=CPzz4_PLqa7J1gE

É até rápido...

Aqui, é possível ver algumas imagens do lightdm customizado...
https://plus.google.com/u/0/photos/116663899649533937863/albums/5832221041611515425/5833383943043449234?authkey=CPzz4_PLqa7J1gE

E está é a caixa de diálogo fora da formatação padrão:
https://plus.google.com/u/0/photos/116663899649533937863/albums/5832221041611515425/5833383945204783490?authkey=CPzz4_PLqa7J1gE

Tentei esta solução, mas recebi uma mensagem de que não existe a opção background-color
http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-1973585.html

substituindo background-color por background, a compilação através do comando:
sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas/

funcionou, mas tive a cor escolhida precedida mais brevemente pelo púrpura padrão do ubuntu.

Procurando, ví que isso é um bug.. https://bugs.launchpad.net/lightdm/+bug/970024
Mas a solução referenciada não funcionou comigo... Não consegui concluir a compilação do unity-greeter

O processo está descrito aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?p=11846018#post11846018

Este é o drama da tela púrpura! :notOK:
emviveros

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 14 de Janeiro 2013, 20:31

Pois, o Unity Greeter foi feito para ter as cores do Ubuntu padrão... Cada vez mais complicam a personalização...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor emviveros » Seg, 14 de Janeiro 2013, 20:32

Com relação ao alacarte, esto usando-o em conjunto com o Classic menu indicator para servir de interface mais lógica para divisão das aplicações em categorias e subcategorias de forma mais clara para um usuário novo no linux.

O problema aqui está sendo que:
- não são abertas novas categorias na lente de aplicativos do unity, talvez porque o alacarte faz as modificações localmente, para cada usuário individualmente..

- o alacarte também ao gerar a customização do menu, cria novos lançadores, o que gera entradas duplicadas quando efetuamos uma busca no dash através da lente home (a casinha).. Se um aplicativo estiver em 3 categorias por exemplo, são geradas 3 respostas, por exemplo:

https://plus.google.com/u/0/photos/116663899649533937863/albums/5832221041611515425/5833389299392361186?authkey=CPzz4_PLqa7J1gE

Estou neste momento dando uma olhada nos arquivos gerados pelo alacarte para ver se tem como eu redirecionar os atalhos do menu para os atalhos padrão do sistema... Vamos ver no que vai dar...
emviveros

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 14 de Janeiro 2013, 21:00

emviveros (14-01-2013, 19:32) escreveu:Com relação ao alacarte, esto usando-o em conjunto com o Classic menu indicator para servir de interface mais lógica para divisão das aplicações em categorias e subcategorias de forma mais clara para um usuário novo no linux.

O problema aqui está sendo que:
- não são abertas novas categorias na lente de aplicativos do unity, talvez porque o alacarte faz as modificações localmente, para cada usuário individualmente..

- o alacarte também ao gerar a customização do menu, cria novos lançadores, o que gera entradas duplicadas quando efetuamos uma busca no dash através da lente home (a casinha).. Se um aplicativo estiver em 3 categorias por exemplo, são geradas 3 respostas, por exemplo:

https://plus.google.com/u/0/photos/116663899649533937863/albums/5832221041611515425/5833389299392361186?authkey=CPzz4_PLqa7J1gE

Estou neste momento dando uma olhada nos arquivos gerados pelo alacarte para ver se tem como eu redirecionar os atalhos do menu para os atalhos padrão do sistema... Vamos ver no que vai dar...

Bom, eu disse que era possível, não disse é que era fácil xD
Também é possível que seja necessário reiniciar para o Unity se ajustar às alterações! O problema também poderá passar pelo facto de apenas estar a criar as novas e não ocultar as anteriores (as definições de cada aplicação que é criada pelo instalador). Por isso, para piorar as coisas, poderá ter de modificar à mão todos os lançadores presentes em:
Código: Selecionar todos
/usr/share/applications

Relativamente a menus, pode encontrar aqui:
Código: Selecionar todos
/etc/xdg/menus
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux