Bem-vindo: Sáb, 3 de Maio 2025, 16:54 Pesquisa avançada

(Outra dúvida) LibreOffice sempre actualizado

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Re: LibreOffice sempre actualizado

Mensagempor Alessandra Vianna » Qua, 30 de Janeiro 2013, 17:40

Eu baixei o LibreOffice no site e segui todos os passos do README, até mesmo com os pacotes help e language.

Quando eu terminei de instalar eu vi qual era a versão e lá aparece: Versão 3.6.5.2

Eu não sei se é a atual, mas pelo menos fico mais tranquila pois não é uma RC!

Acredito que eu tenha resolvido o meu problema.

Quase esqueci! ... Antes de fazer a instalação seguindo o Readme, fiz isto:
Spoiler:
Eu fiz os primeiros passos deste tutorial http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&t=2693&p=32252&hilit=Libreoffice#p23406

REMOVER LIBREOFFICE

- Vamos começar por remover completamente o LibreOffice:
sudo apt-get remove --purge libreoffice*

- Uma vez que o LibreOffice é baseado no OpenOffice:
sudo apt-get remove --purge openoffice*

- Vamos actualizar os pacotes:
sudo apt-get update

- Garantir que ficou tudo removido:
sudo apt-get autoremove

Eu estava pensando em instalar o Apache OpenOffice, mas eu acabei desistindo, então como eu já havia feito os passos acima, resolvi fazer a instalação "limpa" do LibreOffice.
Alessandra Vianna

Mensagempor José Craveiro » Qui, 31 de Janeiro 2013, 18:53

Alessandra, posso estar enganado, mas acho que não havia necessidade de purgar o LibreOffice que tinha anteriormente, penso que ao adicionar o ppa ao que já existia a instalação assume portanto a mais recente versão. Agradeço correção se necessário. ;)
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 31 de Janeiro 2013, 20:56

José Craveiro (31-01-2013, 17:53) escreveu:Alessandra, posso estar enganado, mas acho que não havia necessidade de purgar o LibreOffice que tinha anteriormente, penso que ao adicionar o ppa ao que já existia a instalação assume portanto a mais recente versão. Agradeço correção se necessário. ;)

Pode haver um ou outro pacote que dê problemas, assim elimina-se isso.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 31 de Janeiro 2013, 22:15

José Craveiro (31-01-2013, 17:53) escreveu:Alessandra, posso estar enganado, mas acho que não havia necessidade de purgar o LibreOffice que tinha anteriormente, penso que ao adicionar o ppa ao que já existia a instalação assume portanto a mais recente versão. Agradeço correção se necessário. ;)

Pois sim, mas o problema da PPA é que já não atualizava mais o LibreOffice para uma versão estável no Ubuntu 12.04. Havia parado numa "release candidate". Como disse o Cláudio, o LibreOffice está a ser atualizado pela PPA a partir do Ubuntu 12.10.

Eu resolvi fazer a instalação limpa para me certificar de que não haveria conflito, ou algo parecido.

Luis Cardoso escreveu:

Pode haver um ou outro pacote que dê problemas, assim elimina-se isso.

Sim!

:yeah:
Alessandra Vianna

Mensagempor zilog » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 0:05

Instalei o LibreOffice mais recente e correu bem.

Foi só fazer:

sudo dpkg -i *.deb

Aqui vai um screenshot:

A pouco e pouco ando a ver se converto os meus documentos para formatos abertos e não proprietários, mas depois fico desiludido com estas coisas.

Eu percebo pouco ou nada de programação, e muito menos de como se faz uma distribuição Linux, mas não percebo porque é que deixam de actualizar as versões destas suites para uma LTS do Ubuntu.

Simplesmente não compreendo.

Eu concordo a 100% que a Canonical comece a ter um período de 2 anos entre cada Release do Ubuntu.

Obrigado pelas ajudas.
zilog

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 1:11

Sem dúvida zilog que você tem razão! A origem dessa ideia advém de que utilizar últimas versões traz sempre instabilidade. Mas em certos casos isso até ocorre ao contrário. Exemplo disso são os browsers e o próprio LibreOffice.

É pena a Canonical não saber distinguir as coisas. Ou melhor ela sabe, mas é para quem tem contratos com ela. Se reparar o Firefox, que tem provavelmente um bom contrato com eles, recebe atualizações constantes!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 4:23

Isso é culpa da própria comunidade e não da Canonical. Eles que não querem dar suporte às LTS.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 6:42

Ron Alon (01-02-2013, 3:23) escreveu:Isso é culpa da própria comunidade e não da Canonical. Eles que não querem dar suporte às LTS.

O Firefox está sempre atualizado nos repositórios da Canonical, apesar de eles terem o seu próprio PPA de desenvolvimento. O LibreOffice tem também um PPA de desenvolvimento, tal como inúmeras aplicações (nomeadamente até o Gnome-Shell), mas a Canonical nunca atualiza os pacotes. Portanto, não.

Ah e a Canonical faz isto exatamente para promover as novas versões do Ubuntu. Marketing, apenas. O que é pena, na minha opinião.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor zilog » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 10:48

Claudio Novais (01-02-2013, 5:42) escreveu:Ah e a Canonical faz isto exatamente para promover as novas versões do Ubuntu. Marketing, apenas. O que é pena, na minha opinião.

Concordo plenamente.

Aguardo ansiosamente o novo ciclo de 2 anos até sair uma nova versão do Ubuntu.
zilog

Mensagempor Ron Alon » Sex, 1 de Fevereiro 2013, 14:24

Não terá o ciclo de 2 anos.
Ron Alon
Redator Geekzinho

AnteriorPróximo

Voltar para Programas