Bem-vindo: Dom, 18 de Maio 2025, 13:15 Pesquisa avançada

Lançado Snappy 0.3, um media player minimalista, opensource

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Re: Lançado Snappy 0.3, um media player minimalista, opensou

Mensagempor Renato Santos » Dom, 31 de Março 2013, 2:56

Esses botões devem funcionar muito bem no caso do utilizador estar distante da tela, usando uma TV como saída de vídeo, por exemplo. Se fosse algo personalizável, seria bem melhor mesmo.

Não sou muito de ver vídeos no PC, a não ser pelo YouTube. Por isso, quando preciso, uso o Totem.

* offtopic: Claudio Novais, com que frequência você carrega a bateria do seu notebook, e quanto tempo dura a carga, em média? Vi no screenshot que o ícone estava marcando algo crítico. :upsiu:
Renato Santos

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 31 de Março 2013, 3:01

Eu carrego a bateria quando preciso. Demora um tempo variavel conforme o que faço: 2 horas é a média; 1 hora é a jogar (algo extremamente raro); 3 horas a navegar por sites normais; mais 4 navegar sem ser em site pesados nem videos, ou a trabalhar (programar). ;)

E carrego quando está a acabar, claro! :D Tento deixar ir a baixo completamente, até suspender, pelo menos uma vez por mês. Mas tudo isto é relativo. Uma bateria dura muito se não andar a gastá-la em jogos por exemplo. A minha bateria anterior começou a viciar-se por causa de streamings (é pesado o flash) e deixar sem carregar durante a noite. Desde que comecei a não deixar a bateria vazia e a não gastar a velocidade da luz, tudo melhorou! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Renato Santos » Dom, 31 de Março 2013, 3:05

Este é um assunto meio delicado. Já procurei em vários locais e não achei nada decisivo. Em um outro site já cheguei a ver algo sobre "utilize até 30% do nível da bateria e recarregue até seus 70%". Como eu utilizo mais o PC do que o notebook, não sei ao certo quanto tempo gasto no uso normal.

Poderia isso virar um post no ubuntued? :D
Renato Santos

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 31 de Março 2013, 3:08

Talvez pudesse dar um post sim, mas mais no sentido de poupar bateria através de menos processamento xD

Em todo o caso, pela minha experiência um ponto que vale a pena é: nunca deixar a bateria por carregar quando está abaixo de 20% ou 30%. Isso faz diferença, estraga-a. Nota-se semanalmente que ao fazer isso ela vai envelhecendo.

Sobre os tais 70%, não me parece que faça diferença, mas não sou entendido nesta matéria. Talvez o Luís tenha uma palavra a dizer sobre isto! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 31 de Março 2013, 12:41

Claudio Novais (31-03-2013, 2:08) escreveu:Talvez pudesse dar um post sim, mas mais no sentido de poupar bateria através de menos processamento xD

Em todo o caso, pela minha experiência um ponto que vale a pena é: nunca deixar a bateria por carregar quando está abaixo de 20% ou 30%. Isso faz diferença, estraga-a. Nota-se semanalmente que ao fazer isso ela vai envelhecendo.

Sobre os tais 70%, não me parece que faça diferença, mas não sou entendido nesta matéria. Talvez o Luís tenha uma palavra a dizer sobre isto! ;)

No máximo, apenas se deve deixar ir aos 10~15% (o chamado «uma vez por festa») sendo regular os 27~28%, não se esqueçam que não é só a saúde da vossa bateria que está em causa, mas a vida do vosso disco rígido e do CPU, cuja falta de energia pode falhar no quesito da refrigeração ou corromper dados... Não sei se é o vosso caso, mas há portáteis que ao serem desligados aceleram a ventoinha para injectar ar refrigerado, baixando assim a temperatura para uma zona saudável, para que o CPU não fique com a temperatura que estava e sem refrigeração associada (por exemplo estar a 50ºC quando ligado e com a ventoinha ligado, ao encerrar-se isso pode subir para um valor superior, antes de começar a baixar).

Se for para lhe espetarem logo de seguida o carregador sem o desligar, então podem deixar ir até os 8% (valor máximo), sendo recomendado os 10~15%. Porquê acima dos 8%? Simples, porque quando se liga o carregador, vai haver ainda algum ruído na alimentação, apresentando alguma ondulação, a qual é preciso repor com recurso à bateria, por isso abaixo dos 8%, o vosso hardware iria sentir essas ondulações que vos podem parecer coisas banais, mas que podem acidentalmente provocar um ligeiro abanão nas cabeças de leitura dos discos rígidos (podendo gerar sectores danificados), ou irregularidades no controlo da ventoinha...

Quanto à carga, os novos computadores nunca recarregam a 100%, é sempre a 90~99%, por isso é deixar sempre chegar a essa marca. Carregar até os 70% não tem qualquer sentido, até porque há controladores que podem apresentar problemas de calibração por depois se criar um "hábito" em torno desses 70%...

Actualmente a minha bateria dura umas 2h (aproximadamente) e apenas tem 78% da capacidade total, isto não foi resultado de um mau carregamento, aliás, se eu tivesse feito isso dos 30 e dos 70%, agora estaria ainda pior... Ela está assim, porque a utilizei para outros fins que a maior parte dos utilizadores não o faz. Utilizei para alimentar um carro autónomo, cujos motores eléctricos causam um enorme stress à bateria, levando à sua fadiga...

Para vos ser sincero, a cada utilização por bateria, devia seguir-se uma carga em repouso, i.e., com o computador desligado. Porquê? Porque a própria carga provoca aquecimento, mas se estivermos a usar durante a carga, essa temperatura vai aumentar drasticamente. Por isso uma carga à temperatura ambiente é sempre mais saudável para o PC e para a bateria, tendo em conta que para uma bateria durar muitos anos, a temperatura média terá de rondar no máximo os 25ºC.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 31 de Março 2013, 12:58

Já ouvi dizer que muito calor estraga as baterias. Quando me disseram isso avisaram para não deixar o computador no carro por causa do calor de estar ao sol.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 31 de Março 2013, 13:08

Rafael Schonberg (31-03-2013, 11:58) escreveu:Já ouvi dizer que muito calor estraga as baterias. Quando me disseram isso avisaram para não deixar o computador no carro por causa do calor de estar ao sol.

Nesse caso, não é só a bateria, o seu disco rígido pode ficar corrompido devido ao calor...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 31 de Março 2013, 13:12

O calor do sol?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 31 de Março 2013, 13:22

Luis Cardoso (31-03-2013, 12:08) escreveu:
Rafael Schonberg (31-03-2013, 11:58) escreveu:Já ouvi dizer que muito calor estraga as baterias. Quando me disseram isso avisaram para não deixar o computador no carro por causa do calor de estar ao sol.

Nesse caso, não é só a bateria, o seu disco rígido pode ficar corrompido devido ao calor...

E também o monitor, motherboard e componentes eléctricos tipo gráfica e processador

Rafael Schonberg (31-03-2013, 12:12) escreveu:O calor do sol?

Sim, no verão dentro dos carros parecem autênticos fornos se tiverem expostos ao sol
nuno_nunes

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 31 de Março 2013, 14:26

nuno_nunes (31-03-2013, 12:22) escreveu:
Luis Cardoso (31-03-2013, 12:08) escreveu:

E também o monitor, motherboard e componentes eléctricos tipo gráfica e processador

Rafael Schonberg (31-03-2013, 12:12) escreveu:O calor do sol?

Sim, no verão dentro dos carros parecem autênticos fornos se tiverem expostos ao sol

Sim, é isso mesmo. Eu apenas destaquei o disco rígido, pois é ele que armazena todos os nossos dados, mas no geral, todos os componentes do PC ficam expostos a altas temperaturas e sem qualquer possibilidade de refrigeração... Aliás, se lerem as indicações que acompanham qualquer dispositivo electrónico, vem lá essa referência!

Não é à toa, que todo o interior do habitáculo tem de aguentar temperaturas superiores a 80ºC, porque ao ter 40ºC na rua, com o carro fechado e ao sol, o interior deste pode chegar facilmente aos 50~60ºC. Por isso é que nunca se deve deixar crianças dentro dos carros, porque mesmo com o vidro aberto, o calor é muito intenso...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Programas