Bem-vindo: Sáb, 10 de Maio 2025, 7:59 Pesquisa avançada

Bateria só carrega até 59 por cento

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Bateria só carrega até 59 por cento

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 14 de Fevereiro 2014, 23:08

João Víctor (14-02-2014, 20:50) escreveu:
mas cara o que eu quero é saber como consertar(caso seja bug do indicador) ou como resolver caso seja do ubuntu em algo de não permita que ele carregue ainda mais

Antes de se poder consertar algo, é preciso primeiro averiguar onde surge o problema! Isto que lhe estou a indicar é uma forma de monitorizar a possível falha.

Já agora, independentemente do que lhe é apresentado nesse indicador, a sua bateria carrega o que tiver a carregar, já que é a electrónica que regula isso, não o Sistema Operativo. Se fosse o SO, de cada vez que o Windows empancasse, diria adeus à sua bateria! :lol: A única coisa que esse indicador faz, é ler a informação debitada pelo controlador (hardware, não confundir com controlador-software === driver).

O que pode estar a acontecer é que a forma como o indicador lê essa informação, pode não estar a ser bem interpretada, levando a erros de leitura. Aliás, todos os Sistemas indicam que a bateria está a 100%, o que na prática está errado, porque isso levaria milhares de anos a alcançar e não iria contribuir em nada de mais, por isso, quando a sua bateria indica 100%, é efectivamente 99%.

Tem o seu PC com a bateria carregada e com o cabo a alimentar? Se sim, o que lhe indica agora aquele comando? Vamos ver se efectivamente está a 100% ou se há alguma coisa a interferir!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor João Víctor » Sáb, 15 de Fevereiro 2014, 21:59

alguem que souber como consertar me ajuda pfv!!!!!

João Víctor

Mensagempor João Víctor » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 21:27

hj descobri q quando a bateria chega aos 6 por cento é como se ela comessese a usar os 41 porcento que aparentemente não carregam,alguem me ajuda please

João Víctor

Mensagempor João Víctor » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 21:32

Luis Cardoso (14-02-2014, 22:08) escreveu:
João Víctor (14-02-2014, 20:50) escreveu:
mas cara o que eu quero é saber como consertar(caso seja bug do indicador) ou como resolver caso seja do ubuntu em algo de não permita que ele carregue ainda mais

Antes de se poder consertar algo, é preciso primeiro averiguar onde surge o problema! Isto que lhe estou a indicar é uma forma de monitorizar a possível falha.

Já agora, independentemente do que lhe é apresentado nesse indicador, a sua bateria carrega o que tiver a carregar, já que é a electrónica que regula isso, não o Sistema Operativo. Se fosse o SO, de cada vez que o Windows empancasse, diria adeus à sua bateria! :lol: A única coisa que esse indicador faz, é ler a informação debitada pelo controlador (hardware, não confundir com controlador-software === driver).

O que pode estar a acontecer é que a forma como o indicador lê essa informação, pode não estar a ser bem interpretada, levando a erros de leitura. Aliás, todos os Sistemas indicam que a bateria está a 100%, o que na prática está errado, porque isso levaria milhares de anos a alcançar e não iria contribuir em nada de mais, por isso, quando a sua bateria indica 100%, é efectivamente 99%.

Tem o seu PC com a bateria carregada e com o cabo a alimentar? Se sim, o que lhe indica agora aquele comando? Vamos ver se efectivamente está a 100% ou se há alguma coisa a interferir!

cara mesmo carregando qdo executo aquele comando(assim que a bateria chega a 59)aparece que esta a 59 e assim sempre continua então é por isso q estou tão preocupado mas quando chega a 6 por cento demora muito para sair desses 6 por cento é como se os outros 41 por cento ficassem armazenados no 6 por cento.... sera que tem outro comando???
ou algo que conserte o bug do indicador(caso seja)??

João Víctor

Mensagempor João Víctor » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 21:34

assim aparece aos 6 por cento:
Código: Selecionar todos
  native-path:          BAT1
  vendor:               LENOVO
  model:                PABAS0241231
  serial:               41167
  power supply:         yes
  updated:              Dom 16 Fev 2014 17:33:47 BRT (23 seconds ago)
  has history:          yes
  has statistics:       yes
  battery
    present:             yes
    rechargeable:        yes
    state:               discharging
    energy:              2,96 Wh
    energy-empty:        0 Wh
    energy-full:         45,45 Wh
    energy-full-design:  41,76 Wh
    energy-rate:         7,93 W
    voltage:             13,301 V
    time to empty:       22,4 minutes
    percentage:          6%
    capacity:            100%
    technology:          lithium-ion
  History (rate):
    1392582827   7,930   discharging
    1392582797   8,360   discharging
    1392582767   7,950   discharging
    1392582737   7,770   discharging

João Víctor

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 22:14

Sinceramente parece-me que isto seja um problema da própria bateria. Diria que você devia experimentar fazer esta mesma análise no Windows e averiguar se o problema se mantém. Se se mantiver o problema está na bateria.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 22:16

Pelo que estou a ver, está a ter um problema de interpretação de dados por parte das aplicações, o que é normal, dado que as aplicações são feitas pela comunidade e não pelos fabricantes, dependendo assim da informação dos utilizadores, para tal recomendo a que veja este relato de erro e se não o ajudar, crie um apresentando esses valores que me apresentou, lá no Launchpad, para que tenha o acompanhamento dos autores da aplicação e assim solucionar o seu problema:

Se reparar bem nessa lista de valores que me apresentou, vê lá que o valor para energy-full-design é bem inferior que energy-full, o que é errado, dado que energy-full-design é a energia máxima que a bateria pode armazenar e energy-full serve para indicar o estado de saúde da bateria, podendo ser igual (o que indica que está de boa saúde) ou inferior (o que indica que a bateria está a morrer).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 22:18

Claudio Novais (16-02-2014, 21:14) escreveu:Sinceramente parece-me que isto seja um problema da própria bateria. Diria que você devia experimentar fazer esta mesma análise no Windows e averiguar se o problema se mantém. Se se mantiver o problema está na bateria.

@Cláudio, é um simples problema de leitura, que pode ocorrer, principalmente se forem baterias pouco conhecidas no ramo Linux, já que a interpretação dos valores fornecidos pelas baterias, em grande parte são fornecidas por utilizadores e não pelos fabricantes!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 22:21

Se assim for então, ok. Em todo o caso, quando elas começam a ficar viciadas apresentam problemas como esse, por isso é que sugeri analisar pelo Windows, que em princípio deve ter drivers do próprio fabricante. :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 22:28

Claudio Novais (16-02-2014, 21:21) escreveu:Se assim for então, ok. Em todo o caso, quando elas começam a ficar viciadas apresentam problemas como esse, por isso é que sugeri analisar pelo Windows, que em princípio deve ter drivers do próprio fabricante. :roll:

Pois mas nesse caso teria uma saída como esta:
Código: Selecionar todos
luis@linux:~$ upower -i $(upower -e | grep -i bat)
  native-path:          /sys/devices/LNXSYSTM:00/LNXSYBUS:00/PNP0A08:00/device:0b/PNP0C0A:00/power_supply/BAT0
  vendor:               SANYO
  model:                AS07B31
  serial:               0005
  power supply:         yes
  updated:              Sun Feb 16 11:07:42 2014 (37018 seconds ago)
  has history:          yes
  has statistics:       yes
  battery
    present:             yes
    rechargeable:        yes
    state:               fully-charged
    energy:              31.2687 Wh
    energy-empty:        0 Wh
    energy-full:         31.2687 Wh
    energy-full-design:  48.84 Wh
    energy-rate:         0 W
    voltage:             12.011 V
    percentage:          100%
    capacity:            64.0227%
    technology:          lithium-ion

Repara em capacity, em energy-full e em energy-full-design. O meu portátil tem a bateria a morrer, estando neste momento a 64% da sua capacidade e se fizeres ( energy-full / energy-full-design ) * 100, vais ver que dá os 64%.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais