Boas, pessoal. Como estão?
Hoje é o meu último dia de teste do eOS e posso dizer que gostei muito da experiência. O sistema é muito bom, mas ainda está verde. Talvez o ponto que mais chame atenção seja o fato dele ser baseado quase que 90% no Ubuntu 10.10 e, quem já utilizou versões mais antigas do Ubuntu (principalmente a 10.04 LTS e a própria 10.10) ficará bem acostumado.
Agora farei uma
review do que achei de bom e ruim no sistema.
Aplicativos própriosNão tem como não comentar deles: são um espetáculo a parte do elementaryOS. São tão bonitos quanto o próprio sistema e funcionam perfeitamente integrados a ele. A impressão que você tem é que foi inspirado nos sistemas da Apple dada a simplicidade deles.
Gerenciador de contatos Dexter: apenas alguns cliques para adicionar um contato.Gerenciador de e-mails Postler: simplicidade no recebimento e envio de e-mails.Pela primeira vez pensei em trocar meu GMail por um programa de gerenciador de e-mails. O Postler é muito bonito e deixa você bem a vontade com o gerenciamento de e-mails.
Já com o Midori, o navegador próprio do elementaryOS, tive um problema relacionado ao fato dele ser totalmente baseado no Ubuntu 10.10: o Webkit disponível para esta versão do Ubuntu tem um bug com arquivos de gif animado, fazendo com que a navegação em alguns sites como o Tumblr ou os emoticons do fórum Ubuntued ficassem muito ruins. A solução foi utilizar o Google Chrome ou o Firefox. O Midori ainda está bem verde, como o sistema em si, mas não deixa de ser muito bonito. Caso você tenha uma versão mais nova do Ubuntu, vale a pena instalá-lo e ver como ele se comporta em sua máquina. Ele está bem próximo de tornar-se um navegador tão utilizado quando o Chrome ou Firefox nas distribuições Linux caso haja suporte a elas. A parte de configuração dele ainda é bem precária, mas nada que não conseguirão arrumar no futuro.
Página inicial do Google no MidoriO Gerenciador de downloads do Midori ainda não é tão completo quanto os que estamos acostumados, mas foi uma grande adição, já que a versão que vem no sistema, antes de atualizar, não mostrava nada do download realizado.
Pequeno gerenciador de Downloads do MidoriCentral de Programas do... UbuntuO elementaryOS não conta com uma AppStore própria e utiliza a do Ubuntu 10.10. Não é nada diferente da já conhecida e muita coisa não foi modificada. Por exemplo, há escrito "Fornecido pelo Ubuntu", mas com o logotipo trocado para o do elementaryOS e o "Parceiros da Canonical" também continuou ali. Mas não é nada que comprometa.
Central de Programas do UbuntuDesktop/Área de Trabalho/Ambiente de TrabalhoSe você salva arquivos do Desktop/Área de Trabalho/Ambiente de Trabalho, pode esquecer de fazer isto no elementaryOS. Ele, por padrão, define que nenhum arquivo possa ser visto ali. Sua área de trabalho/ambiente de trabalho sempre ficará limpa e assim:
Área de trabalho/Ambiente de Trabalho do elementaryOSA personalização de ícones, wallpaper, fontes e etc, só pode ser feita através do menu Sistema > Preferências > Aparência, já que o botão direito do mouse também não funciona no Desktop.
Menus e notificaçõesOs menus do elementaryOS são os mesmos do Ubuntu 10.10, já conhecidos do usuário do GNOME Clássico. Mas ele não pode ser personalizado e há, também, alguns itens faltantes ali.
Menus do elementaryOS, tanto do Sistema quanto os de desligamento e de som.As notificações são iguais as do Ubuntu, não apresentando nenhuma novidade.
Notificação do elementaryOSConclusãoO elementaryOS é uma nova distribuição Linux que pegou a ideia principal do Ubuntu: fazer o Linux ser fácil de mexer para qualquer usuário. Seu sistema lembra muito o da Apple e é muito minimalista (o que me agradou muito). A distribuição é muito bonita e, quanto a isso, não dá para se colocar nenhum defeito.
É uma modificação do Ubuntu 10.10, o que deixa alguns serviços do sistema desatualizados - e não há como atualizá-los, até porque são fornecidas apenas atualizações do 11.04 para frente. Apesar disto, pelo Ubuntu 10.10 ser mais maduro - principalmente por ser lançado após um LTS - estes bugs ficam superficiais.
É uma boa alternativa para quem quer um sistema mais leve sem deixar de lado a beleza. Não há como não se acostumar com ele.
A próxima versão, Luna, será baseada no Ubuntu 12.04 LTS e com certeza deixará o sistema melhor do que agora - principalmente acabando com alguns bugs, como aquele do Midori e gifs animados.
O eOS é um sistema para ninguém botar defeito. Elegante. Diferente. Funcional. Uma experiência ótima e que não há como não gostar.
E que venha o Luna!