Bem-vindo: Sex, 2 de Maio 2025, 19:23 Pesquisa avançada

Elementary OS

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Elementary OS

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 25 de Fevereiro 2012, 18:50

Imagem

Não está parecendo muito o Mac OS? :lol:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Sáb, 25 de Fevereiro 2012, 19:03

Procurei pra ver se alguém tinha noticiado, e a resposta foi problema no WebKitGTK+. A versão que dá este problema é a 1.2.7 - que é a minha. Agora só não sei como modificar esta versão.

Para ver qual é a versão, caso alguém use, é só digitar about:version na barra de endereços.

Imagem
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Dom, 26 de Fevereiro 2012, 22:02

Como o companheiro de fórum Miguel72 disse (viewtopic.php?f=29&p=9142#p9141), a versão do Webkit para o Ubuntu 10.10/elementary OS 0.1 é a 1.2.7 e não tem como resolver isto nesta versão (pelo menos até agora).

É um contra na utilização do eOS com o navegador padrão. Felizmente estou usando o Google Chrome ao invés do Midori e não estou vendo estes problemas. Caso alguém mais for se aventurar pelo eOS, recomendo o uso do Chrome ou Firefox.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Ter, 28 de Fevereiro 2012, 19:48

Mais um ponto negativo: apesar do Ubuntu 10.10 ser relativamente novo, ele não tem muitas atualizações de determinados aplicativos (o 10.04 que é LTS tem este tipo de problema, imagina um que nem LTS é). Para o eOS ter um melhor aproveitamento, ele deveria ser baseado no Ubuntu 11.04 ou mesmo no 11.10 - porém acho que pelo tempo que ele já estava sendo desenvolvido, não daria tempo de mudar tudo por causa do novo Ubuntu.

O próximo, 0.2 Luna, com toda a certeza, será mais aproveitável neste sentido e espero que, a partir dele, novas versões do sistema sejam lançadas após o novo lançamento do Ubuntu.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Qui, 1 de Março 2012, 15:06

Boas, pessoal. Como estão?

Hoje é o meu último dia de teste do eOS e posso dizer que gostei muito da experiência. O sistema é muito bom, mas ainda está verde. Talvez o ponto que mais chame atenção seja o fato dele ser baseado quase que 90% no Ubuntu 10.10 e, quem já utilizou versões mais antigas do Ubuntu (principalmente a 10.04 LTS e a própria 10.10) ficará bem acostumado.

Agora farei uma review do que achei de bom e ruim no sistema.

Aplicativos próprios

Não tem como não comentar deles: são um espetáculo a parte do elementaryOS. São tão bonitos quanto o próprio sistema e funcionam perfeitamente integrados a ele. A impressão que você tem é que foi inspirado nos sistemas da Apple dada a simplicidade deles.

Gerenciador de contatos Dexter: apenas alguns cliques para adicionar um contato.

Gerenciador de e-mails Postler: simplicidade no recebimento e envio de e-mails.

Pela primeira vez pensei em trocar meu GMail por um programa de gerenciador de e-mails. O Postler é muito bonito e deixa você bem a vontade com o gerenciamento de e-mails.

Já com o Midori, o navegador próprio do elementaryOS, tive um problema relacionado ao fato dele ser totalmente baseado no Ubuntu 10.10: o Webkit disponível para esta versão do Ubuntu tem um bug com arquivos de gif animado, fazendo com que a navegação em alguns sites como o Tumblr ou os emoticons do fórum Ubuntued ficassem muito ruins. A solução foi utilizar o Google Chrome ou o Firefox. O Midori ainda está bem verde, como o sistema em si, mas não deixa de ser muito bonito. Caso você tenha uma versão mais nova do Ubuntu, vale a pena instalá-lo e ver como ele se comporta em sua máquina. Ele está bem próximo de tornar-se um navegador tão utilizado quando o Chrome ou Firefox nas distribuições Linux caso haja suporte a elas. A parte de configuração dele ainda é bem precária, mas nada que não conseguirão arrumar no futuro.

Página inicial do Google no Midori

O Gerenciador de downloads do Midori ainda não é tão completo quanto os que estamos acostumados, mas foi uma grande adição, já que a versão que vem no sistema, antes de atualizar, não mostrava nada do download realizado.

Pequeno gerenciador de Downloads do Midori

Central de Programas do... Ubuntu

O elementaryOS não conta com uma AppStore própria e utiliza a do Ubuntu 10.10. Não é nada diferente da já conhecida e muita coisa não foi modificada. Por exemplo, há escrito "Fornecido pelo Ubuntu", mas com o logotipo trocado para o do elementaryOS e o "Parceiros da Canonical" também continuou ali. Mas não é nada que comprometa.

Central de Programas do Ubuntu

Desktop/Área de Trabalho/Ambiente de Trabalho

Se você salva arquivos do Desktop/Área de Trabalho/Ambiente de Trabalho, pode esquecer de fazer isto no elementaryOS. Ele, por padrão, define que nenhum arquivo possa ser visto ali. Sua área de trabalho/ambiente de trabalho sempre ficará limpa e assim:

Área de trabalho/Ambiente de Trabalho do elementaryOS

A personalização de ícones, wallpaper, fontes e etc, só pode ser feita através do menu Sistema > Preferências > Aparência, já que o botão direito do mouse também não funciona no Desktop.

Menus e notificações

Os menus do elementaryOS são os mesmos do Ubuntu 10.10, já conhecidos do usuário do GNOME Clássico. Mas ele não pode ser personalizado e há, também, alguns itens faltantes ali.

Menus do elementaryOS, tanto do Sistema quanto os de desligamento e de som.

As notificações são iguais as do Ubuntu, não apresentando nenhuma novidade.

Notificação do elementaryOS

Conclusão

O elementaryOS é uma nova distribuição Linux que pegou a ideia principal do Ubuntu: fazer o Linux ser fácil de mexer para qualquer usuário. Seu sistema lembra muito o da Apple e é muito minimalista (o que me agradou muito). A distribuição é muito bonita e, quanto a isso, não dá para se colocar nenhum defeito.
É uma modificação do Ubuntu 10.10, o que deixa alguns serviços do sistema desatualizados - e não há como atualizá-los, até porque são fornecidas apenas atualizações do 11.04 para frente. Apesar disto, pelo Ubuntu 10.10 ser mais maduro - principalmente por ser lançado após um LTS - estes bugs ficam superficiais.
É uma boa alternativa para quem quer um sistema mais leve sem deixar de lado a beleza. Não há como não se acostumar com ele.
A próxima versão, Luna, será baseada no Ubuntu 12.04 LTS e com certeza deixará o sistema melhor do que agora - principalmente acabando com alguns bugs, como aquele do Midori e gifs animados.
O eOS é um sistema para ninguém botar defeito. Elegante. Diferente. Funcional. Uma experiência ótima e que não há como não gostar.

E que venha o Luna!
Editado pela última vez por Ron Alon em Sex, 2 de Março 2012, 18:07, em um total de 1 vez.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Qui, 1 de Março 2012, 22:09

Preciso confessar algo pra vocês: instalei o Ubuntu 11.10 mas sinto uma tremenda falta do eOS que acho que vou instalá-lo de novo aqui. :medo:
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 2 de Março 2012, 0:14

Espere pelo luna, se tudo correr bem só faltam 2 meses
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Março 2012, 13:42

Olá Ron,

Gostei mesmo muito da sua análise! Aliás, se você gosta de experimentar outros sistemas operativos, espero que continue a fazer estas análises pois são perfeitas para decidirmos dar uma oportunidade ou não. Na minha opinião que já vi o eOS funcionar mas que nunca tive no meu computador, fiquei bastante interessado no trabalho deles. No entanto, vou esperar pela próxima versão! ;)

Entretanto, se podia dizer que você podia ter feito algo melhor, apenas diria em relação às imagens que você podia utilizar o o serviço de hospegadem imgur (veja mais informações sobre ele aqui) e depois utilize as tags [imgur], [imgurMedium] e [imgurMINI] para inserir as imagens nos posts com diferentes tamanhos. A vantagem é que os tamanhos são sempre fixos o que faz com que não saiam dos limites do forum e depois não se consiga visualizar e ainda permite clicar para ver a imagem em tamanho maior, ou seja, a imagem que tiver no forum está mais pequena o que significa que o forum não fica tão pesado a abrir as páginas. ;)

Abraço e espero sinceramente ver mais análises suas! :yeah:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ron Alon » Sex, 2 de Março 2012, 14:17

Davysson Silva » Qui Mar 01, 2012 9:14 pm escreveu:Espere pelo luna, se tudo correr bem só faltam 2 meses

Vou esperar sim! :) Tentei baixar o beta, mas não deu certo.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Ron Alon » Sex, 2 de Março 2012, 14:20

Claudio Novais » Sex Mar 02, 2012 10:42 am escreveu:Olá Ron,

Gostei mesmo muito da sua análise! Aliás, se você gosta de experimentar outros sistemas operativos, espero que continue a fazer estas análises pois são perfeitas para decidirmos dar uma oportunidade ou não. Na minha opinião que já vi o eOS funcionar mas que nunca tive no meu computador, fiquei bastante interessado no trabalho deles. No entanto, vou esperar pela próxima versão! ;)

O eOS 0.2 está muito bonito mesmo. Vale a pena tentá-lo sim! :) Vou continuar fazendo elas sim, pode deixar! =)

Claudio Novais » Sex Mar 02, 2012 10:42 am escreveu:Entretanto, se podia dizer que você podia ter feito algo melhor, apenas diria em relação às imagens que você podia utilizar o o serviço de hospegadem imgur (veja mais informações sobre ele aqui) e depois utilize as tags [imgur], [imgurMedium] e [imgurMINI] para inserir as imagens nos posts com diferentes tamanhos. A vantagem é que os tamanhos são sempre fixos o que faz com que não saiam dos limites do forum e depois não se consiga visualizar e ainda permite clicar para ver a imagem em tamanho maior, ou seja, a imagem que tiver no forum está mais pequena o que significa que o forum não fica tão pesado a abrir as páginas. ;)

Eu estava pensando nisto! Vou colocar as imagens de novo depois neste serviço mesmo. Aí fica tudo no padrão do fórum! :) Obrigado pela dica, Claudio! :OK:

Atualização

Já coloquei as imagens no imgur! :obrigado: Claudio!
Ron Alon
Redator Geekzinho

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux